Melhores Pontos Turísticos do Vale do Aço

Aqui neste blog já falamos da região do vale do aço por diversas vezes. Fizemos posts especificos sobre Coronel Fabriciano, Antonio Dias , Santana do Paraiso e O Vale do Aço de uma forma geral. E fizemos um bem detalhado sobre o Vale do Aço inteiro mas quais os melhores pontos turisticos do Vale do Aço? Veremos aqui também as 13 melhores atrações do Vale do Aço.

Ao contrário que pensam muitas pessoas, o Vale do Aço não é só industria. Contudo, sabemos bem sobre como a região tomou forma em torno das indústrias e bem como a importância delas para essa região. Porém, hoje eu vou te mostrar um Vale do Aço pouco conhecido. Os 13 melhores pontos turísticos do vale do aço tendo em vista que são vários e já temos posts neste blog mais detalhados a respeito.

OS TIPOS DE PONTOS TURÍSTICOS NO VALE DO AÇO

Em síntese essa região tem diversos pontos turísticos. Mas vamos falar alguns tipos. Aqui temos vários mirantes belíssimos como o Mirante do Jacroa e o Mirante do Vera Cruz. Por aqui temos também a Hidrelétrica de Salto Grande com a ponte que balança.

No Vale do Aço temos ainda cachoeiras e aqui posso falar várias, mas de antemão digo que você precisa conhecer a Cachoeira da Limeira, Cachoeira da Prainha, Cachoeira do Curiola e a Cachoeira dos Britos. Ainda encontramos a Lagoa do Teobaldo e várias outras atrações que falaremos adiante. Sem mais delongas vamos começar a listar as melhores atrações do Vale do Aço.

HIDRELÉTRICA DE SALTO GRANDE

A Hidrelétrica de Salto Grande foi construída na década de 50 e teve um papel muito importante para a CEMIG bem como nossa região. O exemplo disto foi o próprio presidente JK veio na inauguração desta obra. Na época ela foi considerada um marco devido à dificuldade envolvida na obra, pois era bem diferente de tudo que havia sido feito até então.

A Hidrelétrica de Salto grande fica em Braúnas.
HIDRELÉTRICA DE SALTO GRANDE

Mas como entra na lista de melhores pontos turísticos do Vale do Aço? Bom eu diria que olhar o próprio vertedouro já é muito legal. Entretanto, ao lado da hidrelétrica temos a vila dos operários. Essa vila foi construída na década de 50 para ser a base da obra da hidrelétrica. Então andar nestas ruas é como voltar ao tempo. Vale muito a pena passear nestas ruas e olhar essas casas antigas.

Por fim e não menos importante temos a Ponte que Balança. Ponte essa feita em cabos de aço com quase 200 metros passando em cima do Rio Santo Antônio. Mas o que tem de interessante aqui? Simplesmente o fato da ponte balançar. E balança muito principalmente quando estamos no meio dela. Vale demais a visita nesta região que fica em Braúnas. Enfim sem dúvidas uma das melhores atrações do Vale do Aço.

A Ponte Que Balança está na área da Hidrelétrica que balança e foi considerada uma das Melhores Atrações do Vale do Aço
PONTE QUE BALANÇA BRAÚNAS

LAGOA DO TEOBALDO UM DOS MELHORES PONTOS TURÍSTICOS DO VALE DO AÇO

Quer um lugar cheio de história, único e lindo? Então você precisa conhecer a Lagoa do Teobaldo. Embora de todas as atrações aqui mencionadas talvez esta atração tenha o mais difícil acesso. Não porque as estradas são ruins, mas é difícil chegar lá. Contudo, com ajuda e informações dos moradores locais é possível chegar lá sem dúvidas.

Mas falando da Lagoa do Teobaldo em si ela é linda. Ela fica cerca de 1000 metros de altitude e acreditam-se que ela era a cratera de um vulcão. Exatamente nobre leitor, vulcão em Antônio Dias. E o relato mais antigo escrito dela foi feito pelo desbravador Fernando Dias que a chamava de vapubuçu. Hoje por lá funciona uma clínica de reabilitação e os internos nos atendem prontamente e muito bem. Não deixe de visitá-la.

A Lagoa do Teobaldo mesmo ficando um pouco afastada é belíssima sem dúvida um dos Melhores Pontos Turísticos do Vale do Aço
LAGOA DO TEOBALDO

MIRANTE DA SERRA DA VIÚVA

De fato muitas pessoas gostariam deste local em primeiro lugar, mas eu discordo. Porém, é um lugar muito bonito. Do alto do mirante podemos ver até a BR-381 e a Cenibra. O clima fresco em uma região tão quente e a vista de montanhas e cachoeiras colocam este destino em uma boa posição nos melhores pontos turísticos do Vale do Aço.

Seja para ver o nascer do sol ou até mesmo o pôr do sol sem dúvidas vale a pena ir neste mirante. Porém, eu não simpatizo muito com algumas coisas por lá tipo: excesso de lixo, aglomeração de pessoas e ainda falta de estrutura para atender os frequentadores. Contudo, para passar algumas horas vale a pena demais e traga seu lixo de volta ou o jogue nas lixeiras por lá mesmo.

O mirante da serra da viúva é lindo e você pode acompanhar pessoas saltando de parapente. É um dos Melhores Pontos Turísticos do Vale do Aço.
MIRANTE DA SERRA DA VIÚVA

MIRANTE DO CACHOEIRÃO

Antes de tudo começarei perguntando se você gosta de coisas únicas? Pois, decerto que visitar este lugar é uma experiência única. Porque disto? Porque no alto de uma serra você tem a visão de várias montanhas e duas cachoeiras gigantes. Há quem diga que na época de chuvas há mais cachoeiras nesta paisagem.

Contudo, o problema aqui seria outro. A estrada de acesso ao Mirante do Cachoeirão não é dos melhores. Pois, de fato na época de chuva não é uma boa idéia visitar este lugar. Entretanto, mesmo assim o lugar é lindo em qualquer época do ano , afinal é uma das melhores atrações do Vale do aço.

PONTE QUEIMADA

Até pouco tempo atrás eu também me perguntaria. Porque uma ponte velha e queimada está entre os melhores pontos turísticos do vale do aço? Porque podemos começar pela história. Afinal essa ponte foi construída na época do Brasil Império a mando do Rei D.João VI.

Ela foi usada para transportar prisioneiros, o que a deu o nome de Ponte do Degredo e ainda foi palco de luta dos soldados da coroa portuguesa com índios que moravam na região. Enfim a história é longa, mas a vista desta ponte também é maravilhosa. Em suma uma das melhores atrações do Vale do Aço e uma das 10 melhores atrações do Vale do Aço..

A ponte queimada com toda sua historia e beleza é um dos Melhores Pontos Turísticos do Vale do Aço
PONTE QUEIMADA

PONTE PERDIDA UM DOS MELHORES PONTOS TURÍSTICOS DO VALE DO AÇO

A Ponte Perdida é um marco da luta pela conservação da mata atlântica na região. Datada de 1966 essa ponte foi construída em arcos, o que dispensa a a fixação de pilares embaixo dela.

Basicamente essa estrada onde ficaria essa ponte dividiria o Parque Estadual do Rio Doce em duas partes e ligaria o distrito Revés do Belém a Timóteo. Apos a luta dos ambientalistas essa obra foi suspensa e a ponte ficou perdida, daí o nome.

Apenas a título de informação já existia uma estrada que ligara estes locais, entrada essa onde está a Ponte Queimada. Contudo, essa nova ponte reduziria consideravelmente o caminho.

A ponte perdida é um marco pela defesa do meio ambiente no vale do aço e um dos Melhores Pontos Turísticos do Vale do Aço
PONTE PERDIDA

PARQUE ESTADUAL DO RIO DOCE

A maior área de conservação da mata atlântica em nosso estado está em nossa região. O PERD é um orgulho para nós moradores dessa região. Interessante que a Ponte Queimada que falamos anteriormente fica dentro deste parque.

Outra coisa interessante é a imensa lagoa que tem no parque e os mirantes lindos que proporcionam uma visão única da mata atlântica bem como da lagoa do interior do parque. Não deixe de visitar este exemplo de preservação e beleza natural da nossa região.

O parque estadual do rio doce é a maior área de conservação da mata atlântica no vale do aço e um dos Melhores Pontos Turísticos do Vale do Aço
ENTRADA DO PARQUE ESTADUAL DO RIO DOCE

CACHOEIRA DA PRAINHA

Muito próximo a BR-381 e no município de Antônio Dias está a Cachoeira da Prainha. Este local é maravilhoso. Imagine uma cachoeira gigante com uma queda de água imensa, perfeita para fotos e um pequinique em família.

Eu sempre digo que uma cachoeira precisa ter uma queda de água, um poço para banho e a natureza preservada. O problema da Cachoeira da Prainha é o poço para banho que não é dos maiores. Contudo, ainda vale demais a visita neste local de fácil acesso. Portanto, sempre achei essa cachoeira uma das melhores Atrações do Vale do Aço.

A cachoeira da prainha em antônio dias é linda e bem acessível e considero um dos Melhores Pontos Turísticos do Vale do Aço
CACHOEIRA DA PRAINHA

CACHOEIRA DOS BRITOS

A Cachoeira dos Britos fica em Mesquita na região que leva o mesmo nome. Uma cachoeira linda de fato. Eu sempre digo que uma boa cachoeira precisa estar preservada, ter uma boa queda de água e um bom poço para banho.

Na Cachoeira dos Britos você tem tudo isso tranquilamente. Na verdade, ela fica em uma propriedade privada, mas conversando com os moradores eles sempre nos deixam entrar lá e curtir. Caso vá neste paraíso não deixe de trazer seu lixo contigo.

A cachoeira dos Britos em Mesquita fica em uma área de dificil acesso mas é linda e um dos Melhores Pontos Turísticos do Vale do Aço
CACHOEIRA DOS BRITOS EM MESQUITA

MIRANTE VERA CRUZ UM DOS MELHORES PONTOS TURÍSTICOS DO VALE DO AÇO

Este mirante é lindo e aqui tem algumas observações. Ele está a 928 metros de altitude. Assim sendo do alto dele é possível avistar as cidades de Ipatinga e Coronel Fabriciano tranquilamente.

O acesso para chegar até ele sem dúvidas não é das melhores, porém qualquer veiculo o levará lá sem problemas. E de lá é só curtir a paisagem e vento bom que passa por lá. Só a título de conhecimento ele fica perto de várias outras atrações legais que você pode ver no nosso post sobre Coronel Fabriciano.

O mirante vera cruz em coronel fabriciano
MIRANTE VERA CRUZ

MIRANTE DO JACROA


Em Marliéria temos dois tributos ao francês Guido Marliere. O primeiro é o nome da cidade que é uma homenagem a este desbravador. O outro é o Mirante do Pico do Jacroa. Que tem uma bela vista de lagoas e o Parque Estadual do Rio Doce.

Nesse sentido vale muito a pena visitar este lugar e ver o pôr do dol que é maravilhoso. Dessa forma um lugar bem romântico e com a vista linda indicado para levar a família ou aquela pessoa especial. Uma das explicações para o nome deste mirante é que o desbravador Guido Marliere ao chegar no ponto onde hoje é o mirante ficou encantado com a vista.

Então ele professou sua fé em Deus e disse “Je Crois en Dieu”, Ou seja, ” Eu acredito em Deus”. Então se este lugar encantou o desbravador Marliere qual seu motivo para não visitá-lo, pois é uma das melhores Atrações do Vale do Aço.

O mirante do jacroa em marlieria é um lugar lindo e uma dos Melhores Pontos Turísticos do Vale do Aço
MIRANTE DO JACROA

CACHOEIRA DO ESCORREGADOR

Este é um daqueles locais emblemáticos. Pois, é um lugar bonito, de fácil acesso talvez a cachoeira mais facilmente acessada do Vale do Aço, mas não gosto muito. O motivo é o fato de sempre estar com muitas pessoas e som alto, além de ter muita sujeira também.

Mas a cachoeira em sí é muito legal. Nela tem uma pedra grande com bom angulo que as pessoas usam para escorregar no poço. Daí o nome Cachoeira do Escorregador. Uma dica bem razoável é visita-lá nos dias de semana e ficar mais tranquilo, pois certamente terá menos pessoas ou até mesmo ninguém.

A famosa cachoeira do escorregador em coronel fabriciano é linda
CACHOEIRA DO ESCORREGADOR

POÇO E CACHOEIRA DA LIMEIRA SÃO EXEMPLOS DOS MELHORES PONTOS TURÍSTICOS DO VALE DO AÇO

Agora falamos do meu primeiro amor por cachoeira. Pois, esta foi a primeira cachoeira da região que visitei. Contudo, ela não é tão famosa quanto ao poço acima dela que leva o mesmo nome.

A Cachoeira da Limeira é acessada pela parte debaixo, deixando os veículos e caminhando por uma trilha de intensidade média até chegar na cachoeira. O poço desta cachoeira não é dos melhores, mas a queda de água gigantesca compensa

A Cachoeira da limeira em coronel fabriciano tem uma das quedas de água mais bonita que já vi e é um dos Melhores Pontos Turísticos do Vale do Aço
CACHOEIRA DA LIMEIRA

Igualmente belo é o Poço da Limeira que é um pequeno buraco nas pedras que fica cheio de água. Onde certamente você conseguirá fotos incríveis. O acesso dela é na parte de cima da cachoeira e bem ao lado da estrada. Lugar muito famoso que dispensa maiores apresentações.

O poço da limeira em coronel fabriciano é lugar lindo esperando por você
POÇO DA LIMEIRA

LUGARES IGUALMENTE LINDOS E NÃO MENCIONADOS

Aqui gostaria de mencionar que o Vale do Aço tem lugares igualmente lindos e que não foram mencionados aqui. Contudo, já temos posts mencionando estes locais.

Assim sendo por lá você pode ver atrações como: Lagoa da Prata. Pedra dos Tancredos, Cachoeira e Lagoa da Batinga e muito mais. Então não deixe de ver nossos outros posts sobre estes locais. Logo abaixo o link destes posts para você me prestigiar por lá também.

CUIDADOS NOS MELHORES PONTOS TURÍSTICOS DO VALE DO AÇO

São vários, mas falarei apenas dos mais relevantes. Tenha em mente que caso tome os cuidados abaixo você economizará dinheiro e não entrará em dificuldade. Sempre traga na sua mochila os seguintes itens.

  • Uma garrafa de água
  • Protetor solar
  • Óculos escuros
  • Telefone com bateria e internet

PASSAGENS PARA O VALE DO AÇO

Faça sua pesquisa para saber o preço das suas passagens aéreas para o Vale do Aço ou qualquer lugar do mundo.

Vale do Aço
Passagens aéreas saindo de

SEGURO VIAGEM

Ainda gostaria de lembrar que ao viajar principalmente para fazer um turismo de diferentes culturas é bom contratar um seguro viagem. Inclusive também temos um artigo. Para fazer sua própria cotação e ver como é bom e barato clique na foto abaixo.

Seguro Viagem: América do Norte
Intermac 60 Long Stay USA Intermac 60 Long Stay USA Assistência médica USD 60.000 Bagagem extraviada USD 1.000 (SUPLEMENTAR) R$ 24/dia*
ITA 40 SMART USA ITA 40 SMART USA Assistência médica USD 40.000 Bagagem extraviada USD 1.200 R$ 14/dia*
CORIS 60 USA BASIC +COVID19 CORIS 60 USA BASIC +COVID19 Assistência médica USD 60.000 Bagagem extraviada USD 1.000 R$ 43/dia*

Caso queira tirar alguma dúvida chame nos comentários e terei o maior prazer em responder.

26 comentários em “Melhores Pontos Turísticos do Vale do Aço”

  1. ANGELA MARTINS

    Como mineira, me sinto na obrigação de conhecer o Vale do Aço! kkkk. Adorei suas dicas dos melhores pontos turísticos.

  2. Eu estou pensando em visitar a região do Vale do Aço e saber os melhores pontos turísticos é fundamental para o sucesso da minha viagem. Parabéns pelo post, obrigada por compartilhar.

  3. Roberto Caravieri Junior

    Gostei muito dos pontos turísticos do Vale do Aço, essa foto do Poço da Limeira é simplesmente incrível! Alias todas são! Um abraço e obrigado por compartilhar!

  4. CINTIA GRININGER

    Já passei pelo Vale do Aço mas não imaginava quantos pontos turísticos havia por ali! Minas Gerais nunca decepciona, só lugares lindos.

  5. Muito interessante os pontos turísticos do Vale do Aço. Confesso que não conhecia a região, mas seu post despertou meu interesse! As fotos estão lindas e nos fazem viajar junto! Parabéns e obrigada por compartilhar seu conhecimento com a gente.

  6. Marcella M

    Ahh estou muito feliz por ter encontrado seu texto sobre o Vale do Aço! Estou planejando conhecer e você me ajudou demais a planejar meu roteiro. Obrigada!!

  7. Eu nunca tinha ouvido falar nele, mas a cada post teu vou aprendendo osbre os melhores pontos turísticosdo Vale do Aço. Fui direto nos mirantes (adoro), e foi legal saber que é possível chegar de carro, mas que triste isso do lixo largado. Ainda temos muito a aprender…

  8. Adoro ler sobre dicas de lugares pouco visitados pelo turismo de massa. Eu não sabia que havia tanta beleza no Vale do Aço! Já estou curiosa em conhecer esse pontos mencionados. Sobre as cachoeiras, elas são de banho ou contemplativas?

  9. Nathalia Geromel

    Que lugar bonito Moisés, eu só não teria coragem de atravessar essa ponte que balança KKKKKK mas gostei de conhecer os pontos turísticos do vale do aço, desconhecia.

  10. Deyse Marinho

    Quantas atrações incríveis existem no Vale Do Aço! Gostei desse texto, super completo, mostrando os melhores pontos turísticos. Sou mineira e ainda não explorei essa região! Obrigada!

  11. normeide neto de carvalho

    Impressionante como Minas Gerais sempre me surpreende. Incrível suas dicas sobre os pontos turísticos do Vale do Aço. Confesso que não conhecia nada sobre isso. Obrigada pelas informações.

  12. O Vale do Aço é realmente rico em belos mirantes, Nunca fui a Minas e achei a região surpreendente, pela quantidade de pontos turísticos dá um belo roteiro para conhecer esta região brasileira.

  13. Minas Gerais sempre me surpreendeem. Já tinha ouvido falar no vale do aço, mas eu não fazia ideia de quais seriam os melhores pontos turísticos do Vale do Aço. Fiquei fascinada com a vista desses mirantes. O Mirante da Serra da Viuva achei o com a vista mais linda.

  14. Você recomenda algum Hotel Fazenda nessa região aí? Quero muito viajar pro vale do aço, e além de ver os melhores pontos turísticos quero me hospedar em um lugar de charme. Beijos.

  15. Muito bem selecionados seus MELHORES PONTOS TURÍSTICOS DO VALE DO AÇO, sou dessa região e não conheço tudo que vi aqui, mas espero ter a oportunidade de visitar todos eles um dia.

    1. Bom dia minha cara. Eu sempre faço sozinho com a minha motocicleta mas as vezes faço com uma agencia também. A esporte do vale organiza estes passeios o numero é 031 985869516. Abraços

Deixe uma resposta