CACHOEIRA DA PRAINHA EM ANTONIO DIAS PARAISO DO ECOTURISMO NO VALE DO AÇO-MG

Antônio Dias e Seus Pontos Turísticos Esperam por Você

Primeiramente neste post voce verá sobre o que ver e fazer Antônio Dias uma cidade incrivel para voce. Portanto voce não terá duvidas sobre, o que ver e fazer em Antônio Dias. certamente por lá temos belas cachoeiras como: A Cachoeira da Prainha, Lagoa do Teobaldo, Cachoeira do Curiola, Cachoeira do Escorpião, e muito Mais.

Porém, começo relatando que não falaremos de Coronel Fabriciano,e Santana do Paraíso, pois temos posts específicos destas cidades. Temos também um post sobre o Vale do Aço e seus vários encantos naturais onde abordamos a beleza da região de uma forma geral.

ANTÔNIO DIAS COMO CHEGAR?

Este destino Maravilhoso está a cerca 169 km de Belo Horizonte e o acesso é muito fácil pela BR-381. Contudo, essa rodovia tem fama de ser perigosa e de fato é, mas já temos vários trechos duplicados, o que melhora demais o percurso.

Dessa maneira você poderá curtir as belezas do local tais como a Lagoa do Teobaldo e a Cachoeira do Escorpião com mais tranquilidade e segurança na viagem.

DE BELO HORIZONTE A ANTÔNIO DIAS

DE CARRO ATÉ ANTÔNIO DIAS

Essa viagem é a base de vários viajantes. É uma viagem bem tranquila e pode ser feito em pouco menos de quatro horas. Saia de BH sentido a BR-381 e siga sentido a Ipatinga. Ao chegar no trevo de Antônio Dias siga Av. Minas Gerais e a próxima cidade já é a maravilhosa Antônio Dias.

DE ÔNIBUS ATÉ ANTÔNIO DIAS

E quem não tem veiculo próprio, também não tem muita dificuldade. De Belo Horizonte há vários ônibus que partem sentido Antônio Dias, contudo o viajante precisará descer na BR-381 e seguir em outro transporte

Embora não exista uma ligação Direta entre BH e Antônio Dias você pode facilmente tomar um ônibus até Timóteo e descer no trevo de Antônio Dias e depois seguir em ônibus locais ou até mesmo carros e motos de aplicativo até o centro da cidade. Neste sentido a Viação Presidente opera a linha Ipatinga a Belo Horizonte e você pode consultar horários e preços.

DE TREM ATÉ ANTÔNIO DIAS

Como já mencionei aqui o Vale do Aço inteiro pode ser facilmente acessado de Trem. Você pode partir de Belo Horizonte ou Vitoria e descer em Antônio Dias e seguir até o centro da cidade de ônibus ou carros e motos de aplicativo.

Com isso você ira ter uma viagem inesquecível em uma das únicas duas linhas férreas de passageiro ainda em atividade no Brasil. Consulte Horários e valores.

MAIS OPÇÕES

Não obstante, para os que estão mais distante a opção mais interessante é de avião. Mas convenhamos que não há um aeroporto em Antônio Dias. A melhor opção que eu consideraria é ir de avião até BH e de lá seguir sentido ao Vale do Aço em algumas das opções faladas anteriormente

QUANTOS DIAS FICAR?

Considerando o tamanho do local e o fato das atividades mais legais estarem longe uma das outras eu consideraria de dois a três dias. Com isso você curtiria um local e poderia repetir o local onde mais gostou.

Reservando quatro dias você poderia também curtir algumas opções bem razoáveis perto de Antônio Dias, conforme veremos adiante. Tenha em mente que menos de dois dias e muito corrido e mais que três dias é demais para essa cidade.

QUANDO IR À ANTÔNIO DIAS?

A região é quente. Dessa maneira a temperatura varia de 17.º a 32 °C. Tendo em vista a categoria de turismo da região que é sobretudo o ecoturismo, melhor visitar a região na época do calor.

Neste sentido o calor geralmente ocorre nos meses de outubro a março, porém as chuvas ocorrem mais no fim do ano. Dessa forma se possível considere a viagem entre os meses de maio a agosto. Para ver a previsão detalhada do tempo clique aqui.

ONDE SE HOSPEDAR.

No que se trata de hospedagem Antônio Dias encontra-se em uma posição não privilegiada, pois, não há muitas opções e tampouco boas. Eu consideraria hospedar em Ipatinga e de lá sair para curtir Antônio Dias. Neste sentido o Steel Valley Hotel em Ipatinga conta com várias comodidades e preço baixo.

Ficando no Hotel stell valey é possível curtir o vale do aço e suas belezas como o pico do ana moura, o parque estadual do rio doce e o mirante do jacroa

Caso queira uma opção mais refinada, mas sem pagar muito mais por isso uma boa opção é o Panorama Hotel que é bem localizada e conta com várias comodidades.

ficando no hotel paranorama é possivel curtir o vale do aço e suas belezas como o pico do ana moura, o parque estadual do rio doce e o mirante do jacroa

ONDE COMER EM ANTÔNIO DIAS

Da alimentação este destino não está em desvantagem em relação a outros. Aqui você encontrará alimentação por volta de R$ 10 a R$20 no prato feito. O que é uma boa pedida ainda mais considerando que muitos fazem a comida tipicamente mineira.

Próximo às atrações como a Lagoa do Teobaldo ou a Cachoeira do Escorpião nao há restaurantes. Então a melhor opção seria ir depois do almoço para curtir essa região ou e levar seu lanche.

Prato de churrasco e comida mineira antes de ir a Lagoa do Teobaldo é uma atração em Antonio Dias
RESTAURANTE RECANTO DO BANANAL EM ANTÔNIO DIAS

COMO SE LOCOMOVER ANTÔNIO DIAS

DE VEICULO PRÓPRIO

Aqui eu diria ser o ponto fraco de Antônio Dias. Pois, as atrações ficam longe uma da outras. As estradas rurais muitas vezes não são sinalizadas, carretas carregadas com eucalipto deixam o local mais difícil. Moradores e pessoas mais experientes às vezes se perdem. Então sempre que possível esteja com um morador local para conhecer as belezas de Antônio Dias.

O problema eu diria serem os locais com estrada rural, onde GPS não funciona bem. Os moradores têm boa vontade de atender aos viajantes quando solicitados. O transporte público para a maioria das atrações não existe. Então comece a pensar outras opções

O QUE VER E FAZER ?

Fato que muitas pessoas gostam de iniciar a leitura nesta parte, mas antes vamos fazer um breve relato da parte histórica deste destino. E depois vamos falar como este destino é maravilhoso e encantador falando sobre locais como Cachoeira do Curiola, a Igreja da Matriz, a Cachoeira da Prainha ou a Lagoa do Teobaldo e vários outros.

BREVE HISTÓRICO

Antes de tudo neste post você verá sobre: Antônio Dias: o paraíso do ecoturismo no Vale do Aço-mg.  Por certo que a cidade de Antônio Dias foi fundada em 1820, pelo desbravador Antônio Dias de oliveira, que descia o rio a procura de ouro.  Logo essa cidade é por tanto o berço da civilização no vale do aço. Assim sendo historicamente ela já é interessante para todo o Vale do Aço. Turisticamente falando ela não fica para trás de forma alguma, pois está até no mapa do turismo em Minas Gerais.

O QUE VER E FAZER EM ANTÔNIO DIAS

Primeiramente a atração que é uma das que mais gosto, a Cachoeira da Prainha e depois sem dúvida a Cachoeira do Curiola. Certamente para chegar a Cachoeira da Prainha é muito fácil, pegar a BR 381 sentido BH e ao passar pelo viaduto da prainha logo vire a direita. Logo adiante encontrará  a cachoeira,  não fica a 2 km da rodovia. Concluindo o acesso é fácil, entretanto não é boa para banho. Mesmo tendo uma queda de água maravilhosa.

CACHOEIRA DA PRAINHA EM ANTONIO DIAS PARAISO DO ECOTURISMO NO VALE DO AÇO-MG
CACHOEIRA DA PRAINHA EM ANTONIO DIAS MG

Igualmente bela e  interessante é talvez a Cachoeira do Escorpião. Contudo, não se assuste com nome. Pois, a cachoeira é muito bonita, tranquila e o melhor mesmo é ter duas quedas como também acontece na Cachoeira do Curiola que veremos adiante. Sendo uma superior e outra inferior. Em suma o acesso é relativamente fácil. 

CACHOEIRA DO ESCORPIAO ANTONIO DIAS PARAISO DO ECOTURISMO NO VALE DO AÇO-MG
CACHOEIRA DO ESCORPIÃO EM ANTONIO DIAS MG

Ainda perto da Cachoeira da Prainha está a Cachoeira do Curiola, também conhecida como Cachoeira da Crioula. Com duas quedas de água sendo uma na parte superior e outra na parte inferior. Assim como as outras, você não terá problemas para curtir afinal.

Entretanto, o melhor é que você possivelmente consegue até fazer um churrasco por lá. Porém, caso faça leve todo o seu lixo de volta com você. Concluindo o acesso é relativamente fácil em qualquer veículo chegar na Cachoeira do Curiola.

CACHOEIRA DO CURIOLA

A Cachoeira do Curiola é uma excelente atração bem próximo à Lagoa do Teobaldo aqui em Antonio Dias
CacCACHOEIRA DA CRIOLA OU CURIOLA EM ANTONIO DIAS MG

Logo depois da Cachoeira do Curiola e seguindo adentro sentido a Serra dos Cocais está a Lagoa do Teobaldo. Sabe aquele lugar incrível? Então é lá. Atualmente conta-se que o registro escrito mais antigo dela foi feito pelo desbravador Fernão Dias.

Ele, no entanto, a chamava de Vapubuçu e ainda se acredita que ela era a cratera de um vulcão. Isso faz sentido tem em vista que ela está em uma região muito alta. Porem o acesso atualmente não é dos melhores.

PIER DA LAGOA DO TEOBALDO
PIER DA LAGOA DO TEOBALDO EM ANTONIO DIAS MG

E TEM MUITO MAIS EM ANTÔNIO DIAS

Em primeiro lugar vamos falar da Igreja  Matriz de Nssa. de Nazaré onde tem pinturas dos discípulos de Alejadinho.  Porém, o incrível mesmo é que a igreja foi construída por Antônio Dias de oliveira e onde ainda ele foi sepultado aos 90 anos, isso lá em 1736.

Ainda próximo ao centro e a Igreja de Nazaré temos a Cachoeira do Caxambu. Dessa forma o acesso é muito fácil e tranquilo desde o centro da cidade. Entretanto, a cachoeira não empolga como as outras que vimos aqui. Embora ainda assim vale a visita.

CACHOEIRA DO CAXAMBU
CACHOEIRA DO CAXAMBU EM ANTONIO DIAS MG

Eu afirmo que Antônio Dias vale a visita sim.  Neste sentido o lugar é sim muito bonito e vale a visita. Portanto, não deixe de ir em Antônio Dias na sua próxima folga.

As belezas de Antônio Dias não terminam na Cachoeira do Escorpião ou Lagoa do Teobaldo. Este destino tem várias outras atrações: algumas em área privada e outras desconhecidas. Contudo, as belezas conhecidas como a Cachoeira do Escorpião e a Lagoa do Teobaldo já são suficientes para nos fazer visitar este local.

CUIDADOS A SEREM TOMADOS EM ANTÔNIO DIAS

São vários, mas falarei apenas dos mais relevantes. Tenha em mente, no entanto, que caso tome os cuidados abaixo você economizará dinheiro e não entrará em dificuldade. Traga na sua mochila os seguintes itens.

  • Uma garrafa de água
  • Protetor solar
  • Óculos escuros
  • Uma pequena porção de lanche
  • Telefone com bateria e ‘internet’
  • De preferência um morador local em companhia quando for praticar ecoturismo

MAS VALE A PENA VISITAR ANTÔNIO DIAS?

Certamente que a resposta a esta pergunta é sim. Pois, o município agrada diferentes públicos: cultura e ainda ecoturismo e isso só para começar. Entretanto, caso tenha estranhado a ausência de alguma atração em especial?

Aqui no ‘blog’ primamos por locais que não precisem pagar a entrada. Ou seja, locais de entrada franca e eventualmente colocamos algum lugar que precise pagar a entrada.

Ainda gostaria de lembrar que ao viajar principalmente para fazer um ecoturismo como é o caso é bom contratar um seguro viagem. Sobretudo também temos um artigo . Para fazer sua própria cotação e ver como é bom e barato clique na foto abaixo.

Seguro Viagem: América do Norte
Intermac 60 Long Stay USA Intermac 60 Long Stay USA Assistência médica USD 60.000 Bagagem extraviada USD 1.000 (SUPLEMENTAR) R$ 26/dia*
ITA 40 SMART USA ITA 40 SMART USA Assistência médica USD 40.000 Bagagem extraviada USD 1.200 R$ 16/dia*
CORIS 60 USA BASIC +COVID19 CORIS 60 USA BASIC +COVID19 Assistência médica USD 60.000 Bagagem extraviada USD 1.000 R$ 46/dia*

Mas caso ainda queira tirar alguma dúvida em especial ou simplesmente falar como foi sua experiência em Antônio Dias ou na Cachoeira da Prainha ou qualquer outra das atrações. Fale comigo nos comentários. Veja também nosso post mais completo sobre o Vale do Aço e Seus Vários Encantos Naturais.

55 comentários em “Antônio Dias e Seus Pontos Turísticos Esperam por Você”

  1. Amigo, quanto mais leio seu blog mais eu quero correr pra explorar Minas Gerais. Adorei conhecer Antonio Dias por aqui! Obrigada por compatilhar

  2. Roberto Caravieri Junior

    Eu não conhecia Antonio Dias o Vale do Aço. Amo esse tipo de turismo regional, a comida, o clima, é tudo incrível! E ainda comida mineira ahahahaha, eu sempre falando da comida, né?

  3. Nunca tinha ouvido falar sobre Antônio Dias. Quantos atrativos naturais lindos! Amei as cachoeiras!

    1. Aqui no blog priorizo destinos menos conhecidos. Então é bom levar as belezas do Vale do Aço a mais pessoas e Antônio Dias é uma das mais belas cidades daqui.

  4. Quantas cachoeiras lindas em Antonio Dias! Não conheço nada do Vale do Aço e já quero visitar! A igrejinha então… Além de linda, guarda tanta história. Encantada!

  5. Eu nunca tinha ouvido falar em Antonio Dias. Fiquei encantada em saber que éo berço do vale do aço e o paraíso do Ecoturismo de MG. Fiquei encantada com as cachoeiras dea prainha e da Curiola e daquele lago que diz a lenda ser um vulcão, pois fica em um lugar muito alto. Quantas coisas legais pra se conhecer! Agora eu quero ir pra la!

  6. Adoro seu blog. Você é a minha referência nessa cantinho lindo de Minas Gerais. Em especial, gostei bastante do post “ANTÔNIO DIAS E SEUS PONTOS TURÍSTICOS ESPERAM POR VOCÊ”. Obrigada por compartilhar, já vou me programar pra visitar.

  7. Nathalia Geromel

    Que legal, não conhecia Antonio Dias, um verdadeiro paraíso em MG hein! Lindas essas cachoeiras, já quero conhecer

  8. Minas é um dos meus estados preferidos desse Brasil e amei conhecer um pouquinho sobre Antonio Dias, o berço do vale do aço e ainda mais por ser de ecoturismo. Já quero preparar uma visita praí!

  9. Confesso que nunca tinha ouvido falar em Antônio Dias. E morei dois anos em BH. Foi interessante ler sua postagem e me informar sobre essas belas paisagens e cachoeiras.

  10. Estou adorando os seus relatos sobre esses cantinhos pouco explorados em Minas. Antônio Dias parece ter um grande potencial pelo tanto de cachoeiras, né? Obrigada pelas dicas!

    1. Sim a nossa regiao do Vale do Aço é repleta de cachoeiras. Uma pena sermos conhecidos apenas pelas industrias. Por exemplo Antonio Dias é belissima e tem várias atrações.

  11. Nossa, eu nunca tinha ouvido falar dessa cidade! Mas vi que tem muito o que ver e fazer em Antônio Dias!! Minas Gerais tem tantos cantinhos maravilhosos pra explorar! Preciso conhecer mais!

  12. Murilo Pagani

    Adorei as dicas de Antônio Dias.

    Me pareceu ser o tipo de região que eu adoro.

    No caso, para uma viagem de sete dias, tem algum outro destino de ecoturismo em MG que seja próximo de Antônio Dias, para eu incluir no mesmo roteiro?

    Obrigado!

    1. Aqui na nossa regiao temos a belissima coronel fabriciano, e Santana do Paraiso. MAs aqui é caminho de Diamantina e Ouro preto bem como Mariana e outras cidades mais.

  13. Adoro destinos com cachoeiras! E nunca tinha ouvido falar em Antônio Dias em MG, é realmente um paraíso esse lugar lindo, adorei as informações.

  14. CINTIA GRININGER

    Adoro esses lugares lindos e pouco conhecidos, e é incrível como Minas é cheio deles! Conheço o Vale do Aço só de passagem, mas me encantei com as cachoeiras de Antonio Dias, uma mais linda que a outra.

    1. Bom algumas cachoeiras como a da prainha de passagem pela br 381 voce consegue visitar tranquilamente. Quando estiver de passagem me pergunte e posso te dar uma dica. Abraços

  15. Fabíola Moura

    Descobri sobre Antônio Dias no seu post, ainda não conhecia esse destino de Minas. E opções com ecoturismo são cada vez mais bem vindas nesses tempos de pandemia. O bom é que dá pra aliar passeios ao ar livre com história, não é?

    1. Falou de coisa boa rs. O melhor pão-de-queijo é o da lanchonete do posto de gasolina veraneio na br 381 em Antonio Dias. Em Ipatinga eu considero o da padaria premially o melhor. No mais em vários estabelecimentos vendem bons produtos. Abraços

  16. Não conhecia Antonio Dias no Vale do Aço e gostei muito e saber que tem opções de turismo em conexão com a natureza como as cachoeiras. Adoro esse tipo de turismo.

  17. Roberto Caravieri Junior

    Verdade Moises, quando eu for pro Brasil vamos marcar uma trip pra uns lugares assim e comer bem demais, como em Antonio dias! Abraços!

  18. normeide neto de carvalho

    Adorei saber mais sobre Antônio Dias, não sabia nada desse paraíso de ecoturismo em Mg. Agora fiquei muito curiosa para conhecer;

  19. Moisés, que legal esse destino. Eu nunca tinha ouvido falar de Antonio Dias no Vale do Aço. Legal saber que tem todo esse turismo ecológico. Minas é demais mesmo, cheia de encantos.

  20. Luciana Rodrigues

    Gozado que há muitos anos estive em Coronel Fabriciano, mas nunca tinha escutado falar em Antonio Dias. Espero ter a chance de voltar a MG e conhecer esse paraíso natural.

  21. O seu conteúdo é absolutamente maravilhoso e super completo. Dá a conhecer locais que eu nunca tinha ouvido falar mas que desperta um interesse imenso. Continue a desenvolver esse trabalho maravilhoso.

  22. Que interessante esse post com tudo de António Dias. Nem conhecia a cidade e me empolguei de visitar. Adorei que dá para chegar de trem e realmente um ponto fraco é a falta de transporte público, né?

  23. Angela Martins

    Eu não sabia que Antônio Dias era tão interessante! E ainda perto de BH. Adorei as dicas dos pontos turísticos. Já quero conhecer!

  24. Que dica boa! Não conhecia Antônio Dias e graças a seu post, foi para a minha lista de lugares a visitar! Lugar incrível e pertinho de BH!

Deixe uma resposta