Primeiramente neste post voce verá sobre o que ver e fazer Santana do Paraíso uma cidade incrivel para voce. portanto voce não terá duvidas sobre, o que ver e fazer em Santana do Paraíso. certamente por lá temos belas cachoeiras como: A Cachoeira Bela Vista e as Cachoeiras de Cima, mirantes e a Lagoa da Prata e ainda o que julgo a região mais bela da cidade que é a Serra da Viúva.

Porém, começo relatando que não falaremos de Coronel Fabriciano, Antônio Dias, pois temos posts específicos destas cidades. Temos também um post sobre o Vale do Aço e seus vários encantos naturais onde abordamos a beleza da região de uma forma geral.

SANTANA DO PARAÍSO COMO CHEGAR?

Este destino Maravilhoso está a cerca 250 km de Belo Horizonte e o acesso é muito fácil pela BR-381. Contudo, essa rodovia tem fama de ser perigosa e de fato é, mas já temos vários trechos duplicados, o que melhora demais o percurso. Vamos adentrar mais no assunto.

DE BELO HORIZONTE A SANTANA DO PARAÍSO

DE CARRO ATÉ SANTANA DO PARAÍSO

Essa viagem é a base de vários viajantes. É uma viagem bem tranquila e pode ser feito em pouco menos de cinco horas. Saia de BH sentido a BR-381 e siga sentido a Ipatinga. Ao chegar em Ipatinga siga para MG-232 e a próxima cidade já é a maravilhosa Santana do Paraíso.

DE ÔNIBUS ATÉ SANTANA DO PARAÍSO

E quem não tem veiculo próprio, também não tem muita dificuldade. De Belo Horizonte há vários ônibus que partem sentido Santana do Paraíso.

Embora não exista uma ligação Direta entre BH e Santana do Paraíso você pode facilmente tomar um ônibus até Ipatinga e depois seguir em onibus locais ou até mesmo carros e motos de aplicativo. Neste sentido a Viação Presidente opera a linha Ipatinga a Belo Horizonte e você pode consultar horários e preços.

DE TREM ATÉ SANTANA DO PARAÍSO

Como já mencionei aqui o Vale do Aço inteiro pode Ser facilmente acessado de Trem. Entretanto, não há uma estação em Santana do Paraíso. Porem você pode partir de Belo Horizonte ou Vitoria e descer em Ipatinga e seguir até Santana do Paraíso de ônibus ou carros e motos de aplicativo.

Com isso você ira ter uma viagem inesquecível em uma das únicas duas linhas férreas de passageiro ainda em atividade no Brasil. Consulte Horários e valores. Veja abaixo o mapa para ter uma noção geral.

MAIS OPÇÕES

Não obstante, para os que estão mais distante a opção mais interessante é de avião. Mas convenhamos que há um aeroporto em Santana do Paraíso. O aeroporto é pequeno e não há concorrência. A melhor opção que eu consideraria é ir de avião até BH e de lá seguir sentido ao Vale do Aço em algumas das opções faladas anteriormente

[ppromo_passagens limit=”3″ origin=”GRU” show_logo=”true” destination=”BHZ” header_text=”Santana do Paraiso” /]

QUANTOS DIAS FICAR ?

Considerando o tamanho do local e o fato das atividades mais legais estarem longe uma das outras eu consideraria de dois a quatro dias. Com isso você curtiria um local e poderia repetir o local onde mais gostou.

Reservando quatro dias voce poderia também curtir algumas opções bem razoáveis perto de santana do Paraíso, conforme veremos adiante. Tenha em mente que menos de dois dias e muito corrido e mais que quatro dias é demais para essa cidade.

QUANDO IR À SANTANA DO PARAÍSO?

A região é muito quente. Dessa maneira a temperatura anual varia de 17.º a 32 °C. Tendo em vista o tipo de turismo da região que é sobretudo o ecoturismo, melhor visitar a região na época do calor. Neste sentido o calor geralmente ocorre nos meses de outubro a março, porém as chuvas ocorrem mais no fim do ano.

Mesmo sendo muito quente chove durante o dia. Já a época de chuva geralmente é de novembro a janeiro. Dessa forma se possível considere a viagem entre os meses de maio a agosto.

ONDE SE HOSPEDAR.

No que se trata de hospedagem Santana do Paraíso encontra-se em uma posição não privilegiada, pois, não há muitas opções e tampouco boas. Eu consideraria hospedar em Ipatinga. Neste sentido o Steel Valley Hotel conta com várias comodidades e preço baixo.

Caso queira uma opção mais refinada, mas sem pagar muito mais por isso uma boa opção é o Panorama Hotel que é bem localizada e conta com várias comodidades.

imagem mostra um guia de viagem por minas gerais

ONDE COMER EM SANTANA DO PARAÍSO

Da alimentação este destino não está em desvantagem em relação a outros. Aqui você encontrará alimentação por volta de R$ 10 a R$15 no prato feito. O que é uma boa pedida ainda mais considerando que muitos fazem a comida tipicamente mineira.

Várias padarias também enfeitam essa cidade. Abaixo na foto é possível ver um cafe no final da tarde em uma pracinha. Ou seja, você compra na padaria e apreciar essa bela paisagem. Geralmente a comida será muito barato seja nos restaurantes da “Cachoeiras de cima” ou Cachoeira Bela vista, ou qualquer outro ponto da cidade.

IGREJA DA MATRIZ EM SANTANA DO PARAISO PROXIMO DA SERRA DA VIÚVA CONTUDO LONGE DA LAGOA DA PRATA
IGREJA DA MATRIZ EM SANTANA DO PARAISO

COMO SE LOCOMOVER EM SANTANA DO PARAÍSO

DE VEÍCULO PRÓPRIO

Transitar de veículo próprio é super tranquilo até mesmo para chegar em locais mais distantes. Com um pouco de atenção e cuidado pode transitar tranquilamente para todos os lados.

O problema eu diria que são os locais com estrada rural, onde GPS não funciona bem. Os moradores têm boa vontade de atender aos viajantes quando solicitados. Mas se possível faça estes trajetos com moradores locais, pois alguns lugares são difíceis chegar e não é bom esperar um morador para perguntar.

TRANSPORTE PÚBLICO

Transporte público quando se refere a ônibus geralmente é alvo de algumas reclamações. Uma dica bacana aqui é o moto táxi e o Uber. O melhor do ponto de vista da economia seria o aplicativo de mototáxi, que funciona semelhante ao Uber.

Mas tome cuidado com horários de pico, pois nem os carros e motos de aplicativo funcionam bem. E uma dica é que apenas veículos particulares chegam em vários destinos, então procure se informar melhor sobre o transporte publico na atração que for visitar. Seja a atração a Cachoeira de Cima, Lagoa da Prata ou a Cachoeira Bela vista bem como o centrinho da cidade.

O QUE VER E FAZER ?

Fato que muitas pessoas gostam de iniciar a leitura nesta parte, mas antes vamos fazer um breve relato da parte histórica deste destino. E depois vamos falar como este destino é maravilhoso e encantador falando sobre locais como Cachoeira de Cima, Cachoeira Bela Vista e Lagoa da Prata e vários outros. Contudo, saiba que este destino é tão maravilhoso que entrou no mapa do turismo brasileiro.

BREVE HISTÓRICO

Em primeiro lugar, a história da cidade por certo é grande e igualmente bela. Desde já ela é a caçula da região, pois foi emancipada em 1992. Contudo, o começo da história anteriormente lá em 1809 quando D.João determinou a ocupação por tropas nacionais. Porem essa ocupação foi um fracasso no combate aos índios, e também a mata e ainda as doenças tropicais.

Então toda a região foi entregue ao francês Guido Marliere, que teve, dessa forma, um papel muito importante na povoação de todo o Vale do Aço. Posteriormente a instalação da siderúrgica em joão Monlevade, Timóteo e Ipatinga com a estrada ferroviária e o aeroporto local fez a cidade crescer e se modernizar. Curioso sobre o que ver e fazer em Santana do Paraíso? Vamos adiante!

O QUE VER E FAZER EM SANTANA DO PARAÍSO

Primeiramente vamos começar pelos locais que mais gosto, logo é o mirante da Serra da Viúva. Esse mesmo mirante hoje em dia é usado para a prática do voo livre. Portanto, você consegue realizar por certo aquele salto duplo por um preço bem atrativo

NASCER DO SOL NA SERRA DA VIUVA EM SANTANA DO PARAISO MG QUE FICA PERTO DA CACHOEIRA SERRA
NASCER DO SOL NA SERRA DA VIÚVA EM SANTANA DO PARAÍSO MG

Também em Santana do Paraíso temos a Cachoeira Bela Vista, logo muito conhecida por todos, no entanto, não é a mais bonita. Mas ainda assim é um lugar muito bonito.

Logo depois e muito perto da cachoeira anterior, também temos a Cachoeira de Cima outra com entrada paga, mas com muita beleza também. Até mesmo pela localização próxima à Serra da Viúva.

Da mesma forma também outro lugar mais que interessante é a pedra do poção também conhecida como pedrão. Contudo, eu ainda não chamaria de cachoeira, mas que é bonito é. Certamente é lugar muito bacana pouco após a Cachoeira de Cima em Santana do Paraíso e bem próximo à Serra da Viúva também.

Entretanto, temos também uma atração, aliás eu não recomendo a visita, que é afinal a Lagoa da Prata, diferentemente da Serra da Viúva que eu recomendo tranquilamente. A lagoa da Prata fica bem perto do Bairro Cidade Nova e do próprio aeroporto.

PEDRA DOS TANCREDOS E MAIS

Em resumo a Pedra dos Tancredos com essa água correndo é maravilhosa e da própria rodovia você provavelmente consegue avistá-la. Principalmente durante os dias de sol é melhor ainda para aproveitar essa paisagem. Prosseguindo abaixo teremos, portanto, mais algumas opções sobre o que ver e fazer em Santana do Paraíso.

PEDRA DOS TANCREDOS SANTANA DO PARAISO TEM UMA QUEDA MUITO MAIOR QUE A CACHOEIRA VISTA DE CIMA OU CACHOEIRA DO VALE
PEDRA DOS TANCREDOS SANTANA DO PARAISO

NÃO ACABOU AINDA

Também em Santana do Paraíso tem, por certo várias outras atrações como também falaremos a seguir. Entretanto, algumas atrações não são tão belas assim. Porem ainda assim vale a visita.

A Cachoeira da Batinga fica em uma área de mata e é uma propriedade privada muito bela a região, porem não é tão frequentada como as outras e o acesso não é fácil. O acesso pode ser feito via estrada da Serra da Viúva, mas tenha em mente que a estrada não é dos melhores. Desta maneira o mais indicado seria ter consigo um morador local.

Vista de cima para baixo da Cachoeira da Batinga e Lagoa da Batinga.

Abaixo temos a chegada na Lagoa da Batinga e a Cachoeira da Batinga ao fundo. Contudo, aqui vamos esclarecer uma coisa. Batinga é uma região de Santana do Paraíso, com várias cachoeiras. Assim sendo há outras Cachoeiras da Batinga como, por exemplo, uma que fica ao lado da Rodovia. Mas essa, ai é de fato a Cachoeira da Batinga. A outra cachoeira próximo à rodovia é a Cachoeira do Sérvulo.

Vista da Chegada da Lagoa da Batinga e a Cachoeira da Batinga ao fundo

GAMELEIRA

A gameleira é patrimonio da cidade devido à posição e importância cultural que ocupa e ainda ser uma recordação de quando o verde dominava essa cidade. Essa arvore gigante fica bem na área urbana ao lado da rodovia que corta a cidade e ao lado dela é possível ver a Pedra dos Tancredos.

Gameleira tombada como patrimonio na cidade de Santana do Paraiso MG. Não chega ser uma atração como a Serra da Viuva ou a Lagoa da Prata.
Gameleira na entrada da cidade de onde pode ser vista a Pedra dos Tancredos

A IGREJA DA MATRIZ

A igreja da matriz que foi a primeira foto deste post é outro local muito bom. Logo por lá você pode parar e ver o por-do-sol e ainda tomar um café e comer um pão-de-queijo.

IGREJA DA MATRIZ EM SANTANA DO PARAISO PROXIMO A SERRA DA VIÚVA, CONTUDO LONGE DA LAGOA DA PRATA
IGREJA DA MATRIZ EM SANTANA DO PARAISO

E por fim as festas populares como cavalgada, aniversário da cidade, congado e boi balaio que por hora não falaremos. Pois, falamos de atrações que podem ser visitadas o ano todo como a Cachoeira de cima, Cachoeira Bela Vista, Serra da Viúva e também a Lagoa da Prata.

Veja um post mais completo sobre a hospedagem no Vale do Aço.

CUIDADOS A SEREM TOMADOS EM SANTANA DO PARAÍSO

São vários, mas falarei apenas dos mais relevantes. Tenha em mente, no entanto, que caso tome os cuidados abaixo você economizará dinheiro e não entrará em dificuldade. Traga na sua mochila os seguintes itens.

  • Uma garrafa de água
  • Protetor solar
  • Óculos escuros
  • Uma pequena porção de lanche
  • Telefone com bateria e ‘internet’
  • De preferência um morador local em companhia quando for praticar ecoturismo

MAS VALE A PENA VISITAR SANTANA DO PARAÍSO

Certamente que a resposta a esta pergunta é sim. Pois, o município agrada diferentes públicos: amantes da culinária, cultura e ainda ecoturismo e isso só para começar. Entretanto, caso tenha estranhado a ausência de alguma atração em especial?

Aqui no ‘blog’ primamos por locais que não precisem pagar a entrada. Ou seja, locais de entrada franca e eventualmente colocamos algum lugar que precise pagar a entrada.

Ainda gostaria de lembrar que ao viajar principalmente para fazer um ecoturismo como é o caso é bom contratar um seguro viagem. Para fazer sua própria cotação e ver como é bom e barato clique na foto abaixo.

[seguros_promo_shortcode theme=”card-large” ideal_para=”6″ ideal_para_lbl=”América do Norte” /]

Mas caso ainda queira tirar alguma dúvida em especial ou simplesmente falar como foi sua experiência na Serra da Viúva ou se concorda quanto a Lagoa da Prata. Fale comigo nos comentários. Veja também nosso post sobre o Vale do Aço e Seus Vários Encantos Naturais.