CACHOEIRA DA LIMEIRA EM CORONEL FABRICIANO MG

O que ver e fazer em Coronel Fabriciano

Primeiramente neste post voce verá sobre: O que ver e fazer em Coronel Fabriciano. Certamente por lá temos belas cachoeiras como: A Cachoeira do Escorregador e a Cachoeiras da Limeira, os Mirantes da Toca do Boi e Mirante Vera Cruz e o Poço da Limeira. E ainda o que julgo a região mais bela da cidade que é a Serra dos Cocais.

Porém, começo relatando que não falaremos de Santana do Paraíso, e Antônio Dias, pois temos posts específicos destas cidades. Temos também um post sobre o Vale do Aço e seus vários encantos naturais onde abordamos a beleza da região de uma forma geral. E neste pequeno post teremos apenas: O que ver e fazer em Coronel Fabriciano.

CORONEL FABRICIANO COMO CHEGAR?

Primeiramente este destino maravilhoso está a cerca 223 km de Belo Horizonte e o acesso é muito fácil pela BR-381. Contudo, essa rodovia tem fama de ser perigosa e de fato é, mas já temos vários trechos duplicados, o que melhora demais o percurso. Vamos adentrar mais no assunto adiante.

DE BELO HORIZONTE A CORONEL FABRICIANO

DE CARRO ATÉ CORONEL FABRICIANO

Essa viagem é a base de vários viajantes. Em suma é uma viagem bem tranquila e pode ser feito em pouco menos de cinco horas. Saia de BH sentido a BR-381 e siga sentido a Ipatinga. Dessa forma ao chegar em Jaguaraçu siga a placa e entre a direita e passe por Timóteo e a próxima cidade já é Coronel Fabriciano.

DE ÔNIBUS ATÉ CORONEL FABRICIANO

Entretanto, quem não tem veiculo próprio, também não tem muita dificuldade. De Belo Horizonte há vários ônibus que partem sentido Coronel Fabriciano.

Você pode facilmente tomar um ônibus até Coronel Fabriciano. Neste sentido a Viação Presidente opera a linha Coronel Fabriciano a Belo Horizonte. Lá você pode consultar horários e preços.

DE TREM ATÉ CORONEL FABRICIANO

Como já mencionado anteriormente aqui, o Vale do Aço inteiro pode Ser facilmente acessado de Trem. Entretanto, não há uma estação em Coronel Fabriciano. Porém, você pode partir de Belo Horizonte ou Vitória e descer em Ipatinga. E seguir até Coronel Fabriciano de ônibus ou carros e motos de aplicativo.

E ver as belezas desta região como a Serra dos Cocais, Poço da Limeira e Cachoeira do Escorregador. Com isso você ira ter uma viagem inesquecível. Em uma das únicas duas linhas férreas de passageiro ainda em atividade no Brasil. Consulte Horários e valores.

MAIS OPÇÕES

Não obstante, para os que estão mais distante a opção mais interessante é de avião. Mas convenhamos que não há um aeroporto em Coronel Fabriciano. Assim sendo a melhor opção que eu consideraria é ir de avião até BH e de lá seguir sentido ao Vale do Aço em algumas das opções faladas.

QUANTOS DIAS FICAR ?

Considerando o tamanho do local e o fato das atividades mais legais estarem longe uma das outras eu consideraria dois dias o ideal. Apesar de as atrações estarem longe umas da outras e da cidade também. Como é o caso da Cachoeira do Escorregador e do Poço da limeira, embora não seja longe da Serra dos Cocais.

Você consegue fazer quase todo o percurso. E dessa maneira ver todas as atrações em um único dia e no segundo dia poderia rever o que mais gostou. Adiante falaremos da melhor forma de aproveitar este destino.

QUANDO IR À CORONEL FABRICIANO?

A região é muito quente. Dessa maneira a temperatura anual varia de 17.º a 32 °C. Tendo em vista o tipo de turismo da região que é sobretudo o ecoturismo, melhor visitar a região na época do calor. Neste sentido o calor geralmente ocorre nos meses de outubro a março. Porém, as chuvas ocorrem mais no fim do ano.

Mesmo sendo muito quente chove durante o dia. No entanto, a época de chuva geralmente é de novembro a janeiro. Dessa forma se possível considere a viagem entre os meses de maio a agosto. Em síntese para ver a previsão detalhada do tempo.

ONDE SE HOSPEDAR.

No que se trata de hospedagem Coronel Fabriciano encontra-se em uma posição não privilegiada, pois, não há muitas opções e tampouco boas. Consequentemente eu consideraria hospedar em Ipatinga. Neste sentido o Steel Valley Hotel conta com várias comodidades e preço baixo.

Ficando no Hotel stell valey é possível curtir o vale do aço e suas belezas como o pico do ana moura, o parque estadual do rio doce e o mirante do jacroa

Caso queira uma opção mais refinada, mas sem pagar muito mais por isso uma boa opção é o Panorama Hotel que é bem localizada e conta com várias comodidades.

ficando no hotel paranorama é possivel curtir o vale do aço e suas belezas como o pico do ana moura, o parque estadual do rio doce e o mirante do jacroa

ONDE COMER EM CORONEL FABRICIANO

Da alimentação este destino não está em desvantagem em relação a outros. Aqui você encontrará alimentação por volta de R$ 10 a R$15 no prato feito. Uma boa pedida ainda mais considerando que muitos fazem a comida tipicamente mineira.

Contudo, tenha em mente que as atrações deste destino por estarem em região rural não conta com restaurante próximo. Inclusive a melhor opção é levar seu lanche. Ou ainda sair para passear depois do almoço.

COMO SE LOCOMOVER CORONEL FABRICIANO

DE VEICULO PRÓPRIO

Transitar de veículo próprio é super tranquilo até mesmo para chegar em locais mais distantes. Com um pouco de atenção e cuidado pode transitar tranquilamente para todos os lados.

Mesmo nos locais mais afastados e sem sinalização é possível encontrar os destinos facilmente. Pois, na pior das hipóteses o viajante pode pedir ajuda a outros turistas. E também ao morador local e este sempre tem boa vontade em ajudar.

TRANSPORTE PÚBLICO

Transporte público quando se refere a ônibus geralmente é alvo de algumas reclamações. Portanto, uma dica bacana aqui é o moto táxi e o Uber. O melhor do ponto de vista da economia seria o aplicativo de mototáxi. Que funciona semelhante ao Uber.

Já no que diz respeito a zona rural. Não há muitas opções de ônibus e eu não consideraria recomendar isso. Tendo em vista o quão afastado são as atrações.

O QUE VER E FAZER EM CORONEL FABRICIANO?

Fato que muitas pessoas gostam de iniciar a leitura nesta parte. Mas antes vamos fazer um breve relato da parte histórica deste destino. E depois vamos falar como este destino é maravilhoso e encantador. Falando sobre locais como Cachoeira do Escorregador, Poço da Limeira, e Serra dos Cocais.

BREVE HISTÓRICO

A história dessa cidade sobretudo iniciou-se no século XVI, com as expedições pelos chamados sertões do rio doce. Posteriormente com o surgimento da cidade de Antônio Dias. As localidades que hoje é Coronel Fabriciano, Timóteo  e Ipatinga pertenciam a Antônio Dias.

 A emancipação de Coronel Fabriciano aconteceu apenas em 1948. Logo depois em 1964 as cidades de Ipatinga e Timóteo emanciparam também. Contudo, o que temos para fazer e curtir em Coronel Fabriciano? Veremos adiante!

O QUE VER E FAZER EM CORONEL FABRICIANO

Antes de tudo vamos começar pelos locais que mais gosto, que, todavia também são na zona rural. Desta maneira começaremos pela Serra dos Cocais próximo à Avenida Magalhães Pinto em Coronel Fabriciano. Por lá você consegue fazer praticamente todos os locais que mostrarei adiante neste post. Sobre: o que ver e fazer em Coronel Fabriciano.

Enfim começando pela Serra dos Cocais bem ali no início. Você encontrará uma placa mostrando que a direta está a Cachoeira do Macarrão. Uma boa opção para quem está na cidade de Coronel Fabriciano. E não quer embrenhar muito na zona rural. Mas nem de longe é bela como outras cachoeiras que veremos adiante.

A BELISSIMA CACHOEIRA DO MACARRÃO BEM NA SERRA DOS COCAIS EM CORONEL FABRICIANO.
CACHOEIRA DO MACARRÃO

MIRANTES EM CORONEL FABRICIANO

O Mirante Toca do Boi está pouco acima da Cachoeira do Macarrão. Porém, este não é o mais bonito do passeio talvez. Mas ainda assim é bonito e sobretudo uma  amostra do que virá. 

MIRANTE TOCA DO BOI NA SERRA DOS COCAIS EM CORONEL FABRICIANO MG
MIRANTE TOCA DO BOI EM CORONEL FABRICIANO MG

Continuando nesta estrada da Serra dos Cocais. Sentido a Santana do Paraíso, por lá encontrará essa bica de aguá potável. Decerto que nos motociclistas gostamos muito de parar. E beber um pouco e você pode beber também.

BICA DE AGUA NA SERRA DOS COCAIS EM CORONEL FABRICIANO MG
BICA DE AGUA EM CORONEL FABRICIANO MG

Logo mais adiante temos ainda o Mirante Vera Cruz. Entretanto, o acesso não é muito fácil de veículo. Porém, a caminhada desde a estrada principal é bem tranquila e pequena. O mais incrível é que este mirante está a 928 MT de altitude. A título de comparação o Pico da Ibituruna está a 1123 MT. 

MIRANTE VERA CRUZ EM CORONEL FABRICIANO MG
MIRANTE VERA CRUZ EM CORONEL FABRICIANO MG

Bem próximo na mesma estrada por lá temos a entrada do Mirante do Cachoeirão. Entretanto, da estrada principal ao mirante são mais de 5 km. E acesso não é muito fácil, porém qualquer veiculo chega lá. Contudo, acredite, certamente vale a pena, pois poucas vezes vi um local tão bonito.

MIRANTE DO CACHOEIRÃO NA SERRA DOS COCAIS EM CORONEL FABRICIANO
MIRANTE DO CACHOEIRÃO EM CORONEL FABRICIANO MG

AS MELHORES CACHOEIRAS

Ainda mais a frente a cachoeira do Escorregador fica relativamente próximo. Depois do Mirante do Cachoeirão é só pegar sentido a Santana do Paraíso. Próximo à entrada que leva a Ipanemão teremos estas próximas cachoeiras. Dessa  forma essa cachoeira é um clássico, e ainda muito conhecida. Por isso dispensa, portanto maiores apresentações.

CACHOEIRA DO ESCORREGADOR

Seguindo a estrada principal sentido a Santana do Paraíso. A próxima parada é na Cachoeira da Limeira. Sem dúvida meu primeiro amor no que diz respeito a cachoeira. Até hoje ainda vou lá com muita frequência. Simplesmente maravilhosa esta cachoeira.

CACHOEIRA DA LIMEIRA EM CORONEL FABRICIANO MG. ACIMA DELA ESTÁ O POÇO DA LIMEIRA
CACHOEIRA DA LIMEIRA EM CORONEL FABRICIANO MG

Com a foto acima provavelmente podemos ter uma boa noção da queda de água da Cachoeira da Limeira. Entretanto, é com a foto abaixo que teremos noção do pequeno poço da Cachoeira da Limeira.

POÇO DA CACHOEIRA DA LIMEIRA QUE ESTÁ EMBAIXO DO POÇO DA LIMEIRA.

Imediatamente na parte de cima da Cachoeira da Limeira temos também o Poço da Limeira. Porém, não aconselho ir pela própria cachoeira. E sim voltando a estrada principal. Até a chegada em um pequeno estacionamento a direta é o melhor acesso à parte de cima. Assim sendo  o Poço da Limeira fica ao lado da avenida principal. É um lugar maravilhoso, onde as pessoas tiram aquelas fotos para o Instagram.

POÇO DA LIMEIRA
POÇO DA LIMEIRA EM CORONEL FABRICIANO MG

NÃO ACABOU AINDA

Além de belas cachoeiras como a Cachoeira do Escorregador ou a Cachoeira da limeira. Bem próximo à Avenida Magalhães Pinto e o Distrito Industrial em Coronel Fabriciano tem a Trilha da Biquinha. Um local bem interessante para uma caminhada em meio na natureza. Uma vez que de resto só tem uma biquinha mesmo, ao lado da rua. Conforme podemos ver abaixo.

A trilha da biquinha em Coronel Fabriciano tem essa bela biquinha de agua. Não é como a Cachoeira do Escorregador ou a Cachoeira da Limeira mas vale a pena a visita.
BIQUINHA EM CORONEL FABRICIANO

CUIDADOS A SEREM TOMADOS EM CORONEL FABRICIANO

São vários, mas falarei apenas dos mais relevantes. Tenha em mente, no entanto, que caso tome os cuidados abaixo você economizará dinheiro e não entrará em dificuldade. Traga na sua mochila os seguintes itens.

  • Uma garrafa de água
  • Protetor solar
  • Óculos escuros
  • Uma pequena porção de lanche
  • Telefone com bateria e ‘internet’
  • De preferência um morador local em companhia quando for praticar ecoturismo

MAS VALE A PENA VISITAR CORONEL FABRICIANO

Certamente que a resposta a esta pergunta é sim. Afinal o município agrada diferentes públicos: amantes da culinária, cultura e ainda ecoturismo e isso só para começar. Certamente que Coronel Fabriciano em belezas perderia apenas para Antônio Dias. Entretanto, caso tenha estranhado a ausência de alguma atração em especial?

Aqui neste ‘blog’ primamos por locais que não precisem pagar a entrada. Ou seja, locais de entrada franca. Contudo, eventualmente colocamos algum lugar que precise pagar a entrada. Mas não é a regra por aqui.

Ainda gostaria de lembrar que ao viajar principalmente para fazer um ecoturismo. Como é o caso é bom contratar um seguro viagem. Sobretudo também temos um artigo. Para fazer sua própria cotação e ver como é bom e barato clique na foto abaixo.

Seguro Viagem: América do Norte
Intermac 60 Long Stay USA Intermac 60 Long Stay USA Assistência médica USD 60.000 Bagagem extraviada USD 1.000 (SUPLEMENTAR) R$ 26/dia*
ITA 40 SMART USA ITA 40 SMART USA Assistência médica USD 40.000 Bagagem extraviada USD 1.200 R$ 16/dia*
CORIS 60 USA BASIC +COVID19 CORIS 60 USA BASIC +COVID19 Assistência médica USD 60.000 Bagagem extraviada USD 1.000 R$ 46/dia*

Mas caso ainda queira tirar alguma dúvida em especial. Ou simplesmente falar como foi sua experiência na Serra dos Cocais. Ou se concorda quanto a Cachoeira do Escorregador também. Fale comigo nos comentários. Por fim este post sobre: O que ver e fazer em Coronel Fabriciano te agradou?

32 comentários em “O que ver e fazer em Coronel Fabriciano”

  1. Izabela (Mundo Viajante)

    A natureza de Coronel Fabriciano parece incrivelmente linda, várias cachoeiras e mirantes espetaculares.

    Abraços

    1. É maravilhoso sim e muitas pessoas fazem trekking em Coronel Fabriciano. Eu mesmo conheço várias pessoas que fazem e tem empresas especificas para essa finalidade. Abraços

  2. Patrícia Veludo

    Fiquei encantada com as cachoeiras de Coronel Fabriciano, principalmente a Cachoeira da Limeira.

  3. Ângela Martins

    Adorando conhecer Munas Gerais através do seu blog! Incríveis essas cachoeiras de Coronel Fabriciano.

  4. Nunca tinha ouvido falar de Coronel Fabriciano. Fiquei doida pra conhecer, pq adoro destinos de natureza. Obrigada por me apresentar este destino lindo!

  5. Coronel Fabriciano parece uma cidade bem simpática e com um clima bem gostoso com esse tanto de belezas naturais. Achei a Cachoeira do Escorregador a mais legal.

  6. Roberto Caravieri Junior

    Gostei de conhecer sobre Coronel Fabriciano e o que ver e fazer por lá. Cara que vista linda das montanhas, Minas Gerais ;e demais da conta!! Valeu por compartilhar Moisés!

  7. Sabrina Albuquerque

    Adoro viagem de trem. Mesmo Coronel Fabriciano não tendo estação, eu optaria em ir de BH para Ipatinga de trem e depois de carro.

  8. Nossa, adorei o texto sobre o que ver e fazer em Coronel Fabriciano. Não sei se te contei, mas morei por lá durante 7 anos. Fiquei encantada com as cachoeiras, e já estou planejando uma volta por lá e com certeza vou seguir suas dicas! Parabéns pelo post, obrigada por compartilhar

  9. CINTIA GRININGER

    Que lindos os mirantes e cachoeiras de Coronel Fabriciano! Incrível como Minas tem uma infinidade de lugares maravilhosos para se curtir a natureza. Sou apaixonada pelas paisagens do estado.

  10. aplandeiro

    Estou encantada com as paisagens de Coronel Fabriciano, nunca tinha ouvido falar. Adorei conhecer.

  11. Luciana Rodrigues

    O Poço da Limeira e a Cachoeira da Limeira são simplesmente encantadores. Coronel Fabriciano deveria estar em todos os roteiros de viagem por MG.

  12. Não conhecia Coronel Fabriciano, achei muito legal este lugar em Minas. As cachoeiras são lindas, uma ótima opção de ecoturismo.

  13. Fiquei super afim de conhecer Coronel Fabriciano! Nunca tinha ouvido falar, mas já estou colocando aqui nos roteiros das próximas viagens!

  14. Minas Gerais sempre me surpreendendo pro bem, como amo essas vistas. Adorei saber mais sobre o que ver e fazer em Coronel Fabriciano, mais um lugar que eu não fazia ideia da existência e já quero muito visitar.

  15. Coronel Fabriciano é tão pertinho de BH e eu ainda nem estive por lá. Fiquei bem satisfeita com este post, pois pude encontrar lindos atrativos na cidade. Amei os mirantes. Muito bom!

  16. Não vejo a hora de conhecer Minas, são tantos lugares deliciosos pra visitar que dá pra fazer de tudo um pouco. E essa região de Coronel Fabriciano é perfeita pra curtir a natureza e relaxar. Roteiro completo no seu post.

  17. normeide neto de carvalho

    Minas Gerais sempre surpreendendo. Muitas boas as suas dicas do que fazer em Coronel Fabriciano. Parabéns

  18. Nunca tinha ouvido falar de Coronel Fabriciano e adorei o post. Um destino que permite muito contacto com a Natureza; as paisagens são lindas. Tenho uma amiga em Minas Gerais, quando a for visitar, vou incluir no roteiro

  19. As belas paisagens e cachoeiras de Minas! Que delícia poder explorar cada cantinho desse estado querido. Ainda não conheço Coronel Fabriciano e legal saber que tem várias coisas para ver e fazer na cidade. Ótimas dicas.

  20. Nathalia Geromel

    Que destino interessante !! Nunca tinha ouvido falar de Coronel Fabriciano. Gostei da vista do mirante vera cruz!! coisa mais linda, parece transmitir tanta paz

  21. Nossa eu nunca tinha ouvido falar em Coronel Fabriciano! Que delicia!! Essas cachoeiras me lembraram as cachoeiras de São Tomé das Letras, também em MG, um lugar que eu AMO hehehe. Quando eu for a MG tenho que me organizar pra fazer uma roadtrip de umas 2 semanas pra conhecer esse estado tão charmoso cheio de historia e comida!

  22. Que lindo esse lugar! Não conhecia a cidade e adorei saber o que ver e fazer em Coronel Fabriciano! Que saudade de uma comida mineira!

Deixe uma resposta