As 10 Melhores Atrações do Vale do Aço

O Vale do Aço tem várias atrações para o viajante. Contudo no meio de tantos locais as vezes até nos perdemos pensando quais as 10 melhores atrações do Vale do Aço. Então neste conteúdo vamos falar exatamente isso e mostrar as 10 que acredito serem melhores.

Diferente de outros conteúdos que mostro apenas o ecoturismo em zona rural desta vez falaremos de algumas atrações urbanas que  não deixam de ser incríveis. Porém, o mais interessante é que uma cidade vai aparecer neste post. Pois, até então eu nunca mencionei Ipatinga aqui. Dessa forma sem mais delongas vamos começar.

CONSIDERAÇÕES SOBRE AS 10 MELHORES ATRAÇÕES DO VALE DO AÇO

Em resumo o Vale do Aço é famoso pelas indústrias. Neste sentido cidade como Ipatinga e Timóteo se destacaram. Porém, esta região tem diversas atrações naturais e outras que foram feitas pelo homem igualmente, lindas. Em que pese eu goste mais das belezas naturais. Então vamos começar a enumerar as 10 melhores atrações do Vale do Aço.

10ª UHE SALTO GRANDE UMA DAS MELHORES ATRAÇÕES DO VALE DO AÇO

De fato a Hidrelétrica de Salto Grande está longe de Ipatinga e da região mais povoada do Vale do Aço. Porém, aquele lugar é incrível. Ao passar pela portaria da Hidrelétrica a primeira coisa que salta aos olhos é a vila dos operários que trabalharam neste lugar na década de 40.

Mais adiante temos o Rio e neste rio a Ponte que Balança. Uma ponte com cerca de 200 metros, feita em cabo de aço. E que andar por ela, principalmente no meio ela treme bastante. Então é emoção e aventura garantida.

Vertedoudo da Hidrelétrica de Salto Grande. Uma das 10 melhores atrações do Vale do Aço
VERTEDOURO DA HIDRELÉTRICA

Por fim a última atração deste lugar é a represa e o vertedouro. O problema aqui é que o vertedouro dificilmente será aberto. Porém, às vezes as pessoas dão sorte. Eu mesmo tive essa sorte e a represa fica linda. Vale apena demais visitar este lugar.

9ª PARQUE IPANEMA TAMBÉM ESTÁ ENTRE AS MELHORES ATRAÇÕES DO VALE DO AÇO

Quer visitar um lugar com muito verde, lagoa, história e um clima agradável? Vá ao Parque Ipanema. Porém, porque ele está na lista das 10 melhores atrações do Vale do Aço? O Parque Ipanema com suas mais de 12 mil árvores plantadas é uma das maiores áreas verdes em um perímetro urbano neste país.

Tombado como patrimonio cultural ele tem uma pista para caminhada com 1760 metros em seu interior. Quadras e campos de futebol também enfeitam o local, além de uma lagoa linda e anfiteatro. Nesta lugar diversas famílias aproveitam para descansar fazendo inclusive piquenique. Por lá há também o Parque da Ciência que é uma edificação que apresenta fenômenos físicos, biológicos, químicos e astronômicos.

Neste parque também há uma linha férrea com um trem turístico bem legal que, no entanto, está desativado. Concluindo na avenida principal que leva a este parque, todos os finais de semana acontece um evento muito legal com bandas e barracas tudo para entretenimento do visitante.

por-do-sol no parque ipanema uma das 10 melhores atrações do vale do aço
PÔR DO SOL NO PARQUE IPANEMA

8 PONTE QUEIMADA

Nota-se que até agora falamos apenas das belezas artificias dentre as 10 melhores atrações do Vale do Aço, e aqui vai mais uma. A Ponte Queimada decerto que não é a paisagem mais bonita do Vale do Aço. Porém, é muito bonita. Construída no início do século XVIII para ligar Ouro Preto a Cuieté (Conselheiro Pena), portanto uma das obras mais antigas da região. E a história relata que durante a passagem dos soldados da coroa havia diversos conflitos com os índios que ali viviam.

Então essa ponte foi queimada em 1794. Alguns acreditam que os índios a queimou para não ter mais conflito com os soldados. Outros acreditam que os prisioneiros a queimou para fugir. E outros já dizem que foram os próprios soldados para não ter que fazer mais aquela viagem cansativa e conflituosa. De toda forma essa ponte foi reconstruída na década de 30 e está sempre aberta a visitação.

A ponte queimada é uma das melhores atrações do vale do aço por ser linda, ter historia e estar em um local muito preservado
PONTE QUEIMADA

7 PARQUE ESTADUAL DO RIO DOCE

Esta é a maior área de conservação da mata atlântica está na nossa região. Estamos falando do Parque Estadual do Rio Doce. Este parque tem em seu interior a Lago Dom Helvécio também conhecida como Lagoa do Bispo. Esta lagoa é a maior e mais profunda de todo o estado.

Contudo, uma parte dela está aberta para pesca e banho. Então não há motivos para não visitar este parque, mas outra atração legal por lá é o mirante da Lagoa Dom Helvécio. Uma estrutura onde você pode ver a imensidão deste parque bem como desta lagoa. Porém, uma dica legal é visitar este parque e a Ponte Queimada, pois estão bem próximos.

A lagoa do bispo DOm Helvécio é a maior e mais profunda de todo o estado e uma das 10 melhores atrações do Vale do Aço
MIRANTE DA LAGOA DO BISPO

6 LAGOA DO TEOBALDO

Vamos falar de natureza agora. Sim, vamos falar da natureza e da Lagoa do Teobaldo. Mas, porque ela entraria na lista das 10 melhores atrações do Vale do Aço? Primeiramente porque é linda, porém várias outras coisas interessantes fazem parte desta atração. A primeira é que a Lagoa do Teobaldo é uma das mais altas do estado, e a segunda é que acredita-se que era a cratera de um vulcão.

Então já é mais que o suficiente para visitar, mas outro detalhe chama atenção que ela foi retratado pelo desbravador Borba Gato, em seus escritos. Enfim com essa história e beleza natural vale a pena demais visitar este local, que infelizmente não é explorado turisticamente.

A lagoa do teobaldo em Antonio Dias é linda e uma das mais altas em todo estado e ainda acredita-se que era a cratera de um vulcão.
LAGOA DO TEOBALDO

5 MIRANTE DO JACROA

O Mirante do Jacroa está no alto do Pico que leva o mesmo nome. Deste local é possível avistar o Parque Estadual do Rio Doce e a Lagoa do Dom Helvécio também. O mais incrível aqui é ver o pôr-do-sol que é um dos mais lindos que já vi. Não há mirante mais bonito no Vale do Aço, contudo outra história chama atenção por aqui.

Sem dúvidas é o fato do desbravador Guido Marliere descobrir o local. E conta-se que ao ver tamanha beleza ele professou a fé em Deus dizendo “Je Crois en Dieu” traduzindo fica “Eu acredito em Deus”. Dessa forma se o próprio Guido Marliere se encantou com este local você também se encantará.

O mirante do jacroa é Marliéria é lindo e de lá é possível ver o parque estadual do rio doce e a lagoa dom helvécio.
MIRANTE DO JACROA

4 MIRANTE VERA CRUZ

Em suma já falamos de mirantes entre as 10 melhores atrações do Vale do Aço. Mas o que o Mirante Vera Cruz tem de especial. Antes de tudo ele está a 923 metros de altitude o que o coloca como um dos lugares mais altos do Vale do Aço. Mas outra coisa chama atenção que é a possibilidade de ver as cidades do Vale do Aço. Isso já é uma vantagem grande. A outra é que ele é bem acessível. Para carros não é tão fácil, mas é acessível sim.

O mirante vera cruz em coronel fabriciano no vale do aço tem uma bela visão de toda a regiao.
MIRANTE VERA CRUZ

3 MIRANTE DO CACHOEIRÃO

Mesmo estando um pouco longe das áreas mais povoadas do Vale do Aço este mirante vale a pena demais a visita. Porque ele tem uma vista incrível de três cachoeiras lindas. Porém, é difícil ver às três em uma só foto, uma pena. Contudo, caso você queira encarar os 6 km da estrada principal do Cocais e ir você não se arrependerá. Este mirante é um lugar único e fica no alto de um pico e fornece uma visão única sem dúvidas.

O mirante do cachoeirão fornece uma bela visão de tres cachoeiras. Ele está em cima de um pico e fornece uma bela visão de toda a regiao
MIRANTE DO CACHOEIRÃO

2 POÇO E CACHOEIRA DA LIMEIRA

Não me canso de falar que a Cachoeira da Limeira é meu primeiro amor por cachoeira. Ela está acessível em uma pequena trilha de cerca de 200 metros e pode ser facilmente visitada por qualquer pessoa. Ao chegar próximo à queda de água, você vê como é imponente essa cachoeira. E o melhor é que lá de cima você tem uma bela visão da Serra dos Cocais.

Contudo, descobri o Poço da Limeira algum tempo depois. Este é um dos lugares prediletos da galera do Instagram. Pois, por lá você consegue tirar fotos maravilhosas deste poço muito legal. Interessante é que na parte de cima fica o Poço da Limeira e na parte debaixo fica a Cachoeira da Limeira e você pode visitar estes dois em uma só vez.

poço da limeira em coronel fabriciano é um lugar lindo para tirar fotos que fica em cima da cachoeira da limeira.
POÇO DA LIMEIRA

1 RAMPA DE VOO LIVRE DA SERRA DA VIÚVA

Este até poderia ser um ponto de discordância do porque ela está em primeiro lugar, mas algumas coisas gostaria de lembrar. Sem dúvidas este lugar reúne a beleza e as partes interessantes de vários outros lugares da lista, quer ver? Bom o primeiro e que ela está em uma altura deste mirante. Pois, ela está em uma altura privilegiada e de lá você consegue ver até as instalações da Cenibra.

Outro ponto interessante é a prática de voo livre por lá. Os valores cobrados por este salto variam entre R$ 200 para se ter um momento único. Contudo, a última coisa e não menos importante é a visão de uma cachoeira linda. Enfim com a vista do mirante desde cachoeiras, e a empresa Cenibra bem como o Salto de Parapente eu diria que este é a melhor atração da nossa região.

CONCLUSÕES SOBRE AS 10 MELHORES ATRAÇÕES DO VALE DO AÇO

Em resumo não é fácil fazer uma lista. Porque o Vale do Aço é lindo e enumerar apenas 10 atrações é quase um crime. Contudo, aqui eu quis falar das belezas artificiais e naturais também, mas sem abdicar da história. Dessa forma fiz vários conteúdos sobre a beleza do Vale do Aço, e você pode ver na lista abaixo. Caso tenha alguma dúvida pode perguntar nos comentários.

PASSAGENS AÉREAS PARA CURTIR AS 10 MELHORES ATRAÇÕES DO VALE DO AÇO

Portanto, como a postagem refere a destinos baratos, sem mais delongas vamos falar de preços. Quando se viaja a este destino uma das primeiras dificuldades é a passagem aérea. Neste destino geralmente envolvem ainda um preço alto e longas horas no avião e longas escalas também.

Tailândia
Passagens aéreas saindo de

SEGURO VIAGEM

Ainda gostaria de lembrar que ao viajar principalmente para fazer um turismo de diferentes culturas é bom contratar um seguro viagem. Inclusive também temos um artigo aqui. Para fazer sua própria cotação e ver como é bom e barato clique na foto abaixo.

Seguro Viagem: América do Norte
Intermac 60 Long Stay USA Intermac 60 Long Stay USA Assistência médica USD 60.000 Bagagem extraviada USD 1.000 (SUPLEMENTAR) R$ 24/dia*
ITA 40 SMART USA ITA 40 SMART USA Assistência médica USD 40.000 Bagagem extraviada USD 1.200 R$ 14/dia*
CORIS 60 USA BASIC +COVID19 CORIS 60 USA BASIC +COVID19 Assistência médica USD 60.000 Bagagem extraviada USD 1.000 R$ 43/dia*

1 comentário em “As 10 Melhores Atrações do Vale do Aço”

Deixe uma resposta