Roteiro para Final de Semana no Vale do Aço

O potencial turístico do Vale do Aço é gigantesco, contudo pouco explorado. Pois muitas pessoas vêm aqui muito rápido. Então resolvemos fazer um roteiro de final de semana no Vale do Aço para você curtir o melhor da região em apenas dois dias.

Em síntese, falaremos aqui de vários locais maravilhosos como cachoeiras, mirantes, lagoas e serras lindas. Além de algumas pontes que são marco da história do Vale do Aço. Pois, tudo isso você pode curtir em apenas um final de semana no Vale do Aço.

 

ROTEIRO FINAL DE SEMANA NO VALE DO AÇO CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Como mencionado aqui falaremos de um roteiro de final de semana no Vale do Aço. Porém, primeiro vamos à algumas observações. Sem dúvida a primeira observação é que a maior atração da região seria o Parque Ipanema. Portanto, eu creio que essa atração está um pouco ultrapassada do ponto de vista do ecoturismo. Então falaremos das belezas na zona rural do Vale do Aço.

Contudo, algumas atrações são longe e a estrada às vezes não são das melhores. Todavia eu digo que qualquer veículo acessa as áreas que vou falar aqui. Decerto uns com mais dificuldade que outros, mas chegam sem dúvida.

Desta forma aqui consideraremos um final de semana apenas contando o sábado e o domingo inteiro. Contudo, daremos mais algumas sugestões caso tenha um pouco mais de tempo do que isso.

SÁBADO NO ROTEIRO FINAL DE SEMANA NO VALE DO AÇO

Considerando que o viajante chegou à cidade na sexta a noite ou no sábado de manhã bem cedo. Certamente eu aconselharia neste dia uma ida na Cachoeira da Prainha em Antônio Dias.

Na verdade, há um trajeto que começa nesta cachoeira e termina no centro de Santana do Paraíso. Eu, portanto o chamo de “Caminho das Águas” e passa por diversas cachoeiras. Dessa forma é ele que eu recomendo neste dia.

A PRIMEIRA CACHOEIRA

Em síntese, como dito anteriormente vá a primeira cachoeira. A Cachoeira da Prainha em Antônio Dias que fica próximo ao Viaduto da Prainha na BR-381. Decerto que a localização é bem fácil e a queda de água desta cachoeira é linda, em que pese o poço para banho não é dos melhores, e ainda há muitas marcas da destruição humana por lá.

Cachoeira da Prainha em Antonio Dias é um excelente lugar para curtir em um Roteiro de Final de Semana no Vale do Aço
CACHOEIRA DA PRAINHA EM ANTÔNIO DIAS

No entanto, é muito importante que você chegue nessa cachoeira antes das 10 horas da manhã, pois o dia será longo, conforme veremos adiante. Então como ela não é tão propícia para banho, fique no local e curta um pouco. Depois siga novamente para BR-381 sentido a Timóteo-MG. Além disso, uma dica extra é parar no Restaurante Recanto do Bananal e almoçar.

Prato de comida tipicamente mineira neste  Roteiro de Final de Semana no Vale do Aço
PRATO NO RECANTO DO BANANAL

Após o almoço siga novamente sentido a Timóteo e após a ponte pegue a esquerda sentido a Cachoeira do Escorpião. Essa cachoeira tem duas quedas de água maravilhosas, e o melhor é que você encontra várias pessoas para te ajudar a encontrar este local caso se perca. Aqui já vale a pena dar um mergulho, mas não se empolgue, pois, é apenas a segunda deste dia.

Portando uma dica legal é curtir a Cachoeira do Escorpião neste Roteiro de Final de Semana no Vale do Aço
CACHOEIRA DO ESCORPIÃO EM ANTÔNIO DIAS

Após curtir na Cachoeira do Escorpião, que não tem nada de escorpião. Siga sentido ao Povoado do Curiola em Antônio Dias. No entanto, aqui você tem duas opções voltar na BR ou então ir pela estrada rural mesmo, que eu recomendo. Portanto, pouco tempo depois você estará no povoado e ao lado da Cachoeira do Curiola, linda. Afinal ela também é perfeita para um mergulho, churrasco ou simplesmente ficar olhando.

A Cachoeira do Curriola em Antônio Dias é uma das mais lindas da região e você pode curtir neste Roteiro de Final de Semana no Vale do Aço
CACHOEIRA DO CURRIOLA (CACHOEIRA DA CRIOULA) EM ANTÔNIO DIAS

TEM LAGOA NESTE ROTEIRO FINAL DE SEMANA TAMBÉM

Logo mais adiante da Cachoeira do Curiola, está a Lagoa do Teobaldo. Acredita-se que essa lagoa era a cratera de um vulcão. E ainda foi relatada pelo próprio desbravador Borba Gato em seus escritos, e por fim essa lagoa é uma das mais altas do Brasil.

Lagoa do Teobaldo é uma das mais altas do Brasil e o próprio desbravador Borba Gato escreveu sobre essa maravilha da nossa região.
LAGOA DO TEOBALDO EM ANTÔNIO DIAS

Enfim vale muito a pena, contudo a única atração é simplesmente ver a lagoa. Não é explorada turisticamente e no local funciona uma Clínica de Recuperação, e os moradores sempre recebem muito bem os visitantes.

VOLTAMOS ÀS CACHOEIRAS

Após ter tirado muitas fotos e curtido a lagoa, siga novamente sentido a Cocais em Coronel Fabriciano. Pois, neste roteiro de final de semana no Vale do Aço passamos por três cidades: Antônio Dias, Coronel Fabriciano e Santana do Paraíso.

Logo na entrada do povoado está a Cachoeira do Escorregador, um ícone do turismo em coronel Fabriciano que dispensa maiores apresentações. Não deixe de escorregar sentado na pedra da cachoeira. Afinal ela leva esse nome por isso. Dessa maneira curta bastante, pois é a penúltima cachoeira do roteiro.

Cachoeira do Escorregador é uma das mais lindas
CACHOEIRA DO ESCORREGADOR EM CORONEL FABRICIANO

Ainda seguindo sentido a Santana do Paraíso e bem perto da atração anterior está a Cachoeira e Poço da Limeira. Sem dúvidas meu primeiro amor por cachoeira sem dúvida. Pois, ainda hoje adoro ir lá e curtir aquele ambiente.

Cachoeira da Limeira é linda e vale demais a visita neste lugar ainda pouco explorado
CACHOEIRA DA LIMEIRA

Novamente digo que a queda de água é linda, contudo o poço para banho poderia ser melhor. Porém, dá para curtir mesmo assim. Mas por falar em poço para banho vamos para a próxima atração. Acima da Cachoeira da Limeira há um pequeno poço, pequeno mesmo, e seu nome é Poço da Limeira. Ele passaria batido, por um detalhe que por lá você consegue tirar aquelas fotos mais lindas. Como não sou muito fotogênio não vi muita vantagem. Porém, tenha cuidado caso você escorregue a queda é de mais de 15 metros, direto na Cachoeira da Limeira.

O Poço da Limeira é lindo e vale apenas demais para tirar fotos incriveis e está neste Roteiro de Final de Semana no Vale do Aço
POÇO DA LIMEIRA

MIRANTE DA SERRA DA VIÚVA

Seguindo sentido a Santana do Paraíso temos a última parada na zona rural. Portanto, eu falo do Mirante da Serra da Viúva. Um lugar lindo e romântico para você ficar no final da tarde. Aqui também há saltos de parapente. O popular voo livre. Não é tão emocionante quanto o de Governador Valadares, mas vale a pena fazer este salto também.

Mirante da Serra da Viuva em Santana do paraiso é um dos lugares mais procurados da região.
MIRANTE DA SERRA DA VIÚVA

Depois de olhar aquela imensidão de montanhas, hora de voltar a cidade. E a primeira é Santana do Paraíso. Uma dica legal é terminar este passeio na praça da matriz, comendo um pão de queijo e tomando um café olhando o pôr-do-sol por trás da catedral. Assim termina o sábado neste roteiro de final de semana no Vale do Aço. Vamos ver o domingo?

IGREJA DA MATRIZ EM SANTANA DO PARAISO É UMA EXCELENTE DICA PARA TERMINAR O SABADO
IGREJA DA MATRIZ EM SANTANA DO PARAÍSO

DOMINGO ROTEIRO FINAL DE SEMANA NO VALE DO AÇO

Confesso que aqui já bate uma certa dúvida se recomendo o caminho das pontes e do Parque Estadual do Rio Doce ou se recomendo a Hidrelétrica de Salto Grande. Porém, como o sábado foi cansativo vou recomendar o caminho mais fácil e mais tranquilo e abaixo colocar outra opção caso você queira mais aventura ou simplesmente não gostou das atrações que mencionarei aqui.

Comece no domingo cedo indo na Porte Perdida, que é um marco da preservação ambiental no Vale do Aço. O acesso a essa ponte é simples. Siga a BR-458 sentido a Iapu-MG e depois curve para acessar a região de Pingo d’Agua. A ponte perdida estará no meio do caminho a direita.

PONTE PERDIDA NO PARQUE ESTADUAL DO RIO DOCE
PONTE PERDIDA NO PARQUE ESTADUAL DO RIO DOCE

Porém, essa atração não há muito o que fazer, a não ser olhar a ponte, que não é tão bonita. Contudo, o interessante aqui é ver e saber da existência de algo tão legal para a conservação do Parque Estadual do Rio Doce que falaremos adiante.

PONTE QUEIMADA

Então saindo da Ponte Perdida siga para a Ponte Queimada. Essa ponte tem muito mais história que a anterior. É linda também ao contrário da anterior. Uma boa pedida aqui é descer abaixo da ponte e ficar ao lado do rio e curtir aquele lugar maravilhoso com uma pequena queda de água bem embaixo da ponte.

A Ponte Queimada é um lugar lindo que vale a pena demais em um Roteiro de Final de Semana no Vale do Aço
PONTE QUEIMADA NO PARQUE ESTADUAL DO RIO DOCE

Seguindo sentido a Cava Grande a pedida aqui é parar para o almoço aqui mesmo. Um restaurante muito legal que é o The Cavas fechou. Contudo, tem outros restaurantes legais por lá também onde você pode parar e comer e seguir para o ponto alto desde dia.

PARQUE ESTADUAL DO RIO DOCE

Seguindo na LMG-760 sentido a Dionísio está o Parque Estadual do Rio Doce, a maior área de preservação da mata atlântica em Minas Gerais. Achou pouco? Então saiba que neste parque está a Lagoa Dom Helvécio, também conhecida como Lagoa do Bispo, a mais profunda do estado e também a maior.

Ou seja, a maior lagoa e mais profunda do estado mais que merece a visita. E você pode se banhar nela também. Então não há motivos para não deixar de ir neste lugar.

 A Lagoa Dom Helvécio também conhecida como lagoa do bispo é a maior de minas gerais e a mais profunda também não deixe de visitar neste Roteiro de Final de Semana no Vale do Aço
LAGOA DOM HELVÉCIO NO PARQUE ESTADUAL DO RIO DOCE

No retorno da Lagoa ainda no parque não deixe de subir no mirante da lagoa. Por lá você tem uma visão maravilhosa da imensidão desta lagoa e de outras áreas do parque também. Detalhe que a foto que é o cartão de visita do parque foi tirada deste lugar. Apenas a título de informação é cobrada uma pequena taxa para entra neste parque. Quando eu visitei era R$ 20.

MIRANTE DO JACROA

Por fim já concluindo este roteiro de final de semana no Vale do Aço e após curtir o Parque Estadual do Rio Doce, minha última sugestão é sensacional. Ao sair da portaria do parque siga sentido a Marliéria e dê uma parada no Mirante do Jacroa e veja o pôr-do-sol. Eu diria ser o mais belo de todo o Vale do Aço. E assim você teria uma noção de como é lindo o Vale do Aço em apenas um final de semana. Contudo, abaixo tenha outra opção de roteiro.

MIRANTE DO JACROA EM MARLIÉRIA
MIRANTE DO JACROA EM MARLIÉRIA.

OPÇÕES A ESTE ROTEIRO FINAL DE SEMANA NO VALE DO AÇO

Entretanto, caso o viajante não queira se aventurar outra vez no domingo por várias estradas rurais, temos outra sugestão. Portanto, estou falando de outro roteiro muito legal e que não passa por tantas estradas rurais. Contudo, é igualmente longe, porém menos cansativo.

Em primeiro lugar eu aconselharia um deslocamento sentido a cidade de Braúnas, contudo este deslocamento precisa ser de preferência antes das 8 horas da manhã. Pouco antes da cidade há uma pequena entrada que leva a Hidrelétrica de Salto Grande.

Ao passar pela portaria da hidrelétrica você encontrará a vila dos trabalhadores da hidrelétrica. E aqui você verá como é uma volta ao tempo neste lugar muito interessante, mas vamos continuar falando da hidrelétrica?

USINA HIDRELETRICA DE SALTO GRANDE É UM LUGAR QUE VALE A PENA DEMAIS NESTE ROTEIRO DE FINAL DE SEMANA NO VALE DO AÇO
USINA HIDRELÉTRICA DE SALTO GRANDE

Pois, mais adiante temos a ponte que balança na hidrelétrica. Essa ponte tem cerca de 200 metros e foi construída na década de 80 para levar os moradores de um lado a outro do rio. Porém, o emocionante é que honrando o nome ela balança demais quando você chega no meio dela. Enfim vale demais a visita a este local.

PONTE QUE BALANÇA EM BRAUNAS É OUTRO LUGAR INCRIVEL NESTE ROTEIRO DE FINAL DE SEMANA NO VALE DO AÇO
PONTE QUE BALANÇA EM BRAUNAS

Saindo da área da hidrelétrica bem próximo fica a vista do poço e do vertedouro dela. Uma vista linda, porém o local não é muito preparado para receber viajantes. O que eu não me importo para ser sincero.

PARANDO EM MESQUITA

Após curtir a cidade de Braúnas, na ponte e na hidrelétrica, volte sentido a Mesquita. Uma dica que eu gosto de sugerir para o almoço é uma parada no ”Renaldo Tutuca” para o almoço, este restaurante vende traíras desossadas de um preço muito justo. Para se ter uma ideia a refeição para um casal sai por cerca de R$ 50 (cinquenta reais), sem bebidas.

Depois do almoço uma dica legal é uma ida até a Cachoeira dos Britos, no povoado que tem o mesmo nome. Confesso que a estrada não é das melhores, porém o trajeto é pequeno comparado a outros citados aqui. A chegar peça aos moradores para visitar o local, pois essa cachoeira está em uma área privada, eles sempre deixam os visitantes entrarem lá.

CACHOEIRA DOS BRITOS EM MESQUITA MG
CACHOEIRA DOS BRITOS EM MESQUITA MG

E após curtir muito essa cachoeira linda volte sentido a Santana do Paraíso-MG e pare na Serra da Viúva para ver o pôr-do-sol e depois vá até à Praça da igreja da Matriz. E tome seu café vespertino por lá, como foi sugerido no dia anterior. Enfim assim terminamos essa opção ao domingo no roteiro de final de semana no Vale do Aço.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Enfim, caso um viajante perguntasse se eu recomendo conhecer o Vale do Aço em apenas um final de semana a resposta seria não. Porque para curtir o melhor deste lugar o ideal seria pelo menos três dias. Porém, se você tem pouco tempo e precisa apenas de um roteiro de final de semana no Vale do Aço vou recapitular.

No primeiro dia visite as Cachoeiras da Prainha, Escorpião, Curiola, Escorregador, Limeira e Poço da Limeira. E depois vá ao mirante da Serra da Viúva e conclua o passeio na Praça da Matriz.

No seguindo dia vá à Ponte Perdida e a Ponte Queima e posteriormente no Parque Estadual do Rio Doce e conclua este passeio no Mirante do Jacroa.

Contudo, caso tenha mais um dia ou não gostou deste roteiro uma boa dica é ir na Hidrelétrica de Salto Grande, Vila dos Trabalhadores, Ponte que Balança e o Vertedouro afinal é igualmente lindo. Por fim Voltando sentido a Ipatinga vale aquela parada no Restaurante do Renaldo Tutuca e a ida à Cachoeira dos Britos finalizando este passeio no Mirante da Serra da Viúva e Praça da Matriz.

PASSAGEM AÉREA

Entretanto, caso more longe e quer conhecer a nossa região? Pesquise sua passagem aérea, pois temos melhor ferramenta virtual. Veja como é barato e fácil fazer sua reserva.

Vale do aço
Passagens aéreas saindo de

SEGURO VIAGEM

Para estes tipos de viagens e passeios, na Lagoa Juquita, é muito importante o seguro viagem. Sai a menos de R$ 4 por dia faça sua cotação também. Para fazer sua própria cotação e ver como é bom e barato clique na foto abaixo.

Seguro Viagem: América do Norte
Intermac 60 Long Stay USA Intermac 60 Long Stay USA Assistência médica USD 60.000 Bagagem extraviada USD 1.000 (SUPLEMENTAR) R$ 24/dia*
ITA 40 SMART USA ITA 40 SMART USA Assistência médica USD 40.000 Bagagem extraviada USD 1.200 R$ 14/dia*
CORIS 60 USA BASIC +COVID19 CORIS 60 USA BASIC +COVID19 Assistência médica USD 60.000 Bagagem extraviada USD 1.000 R$ 43/dia*

Qualquer outra dúvida use a seção comentários que responderei com o maior prazer.

Deixe uma resposta