Para alguns, aprender um novo idioma acontece quase que naturalmente; para outros, pode ser uma tarefa tortuosa que às vezes leva à desistência. Isso porque quando uma pessoa não quer fazer alguma coisa, essa “alguma coisa” é feita através de atitudes e métodos errados, o que acaba se tornando uma pedra no caminho da pessoa. Por isso mostraremos aqui que é possível aprender inglês ouvindo música.
Quando se trata de aprender inglês, essa “pedra” pode ser aliviada de uma maneira simples, porque o aprendizado pode ser feito através de métodos alternativos que serão úteis não apenas para melhorar o idioma, mas também para divertir a pessoa.
Usar músicas em inglês para melhorar o idioma é um método eficaz e divertido que traz vários benefícios, incluindo praticar a pronúncia, aprender novas palavras e praticar o listening. Portanto, acompanhe as dicas a seguir!
- Veja também: Quais as melhores escolas de idiomas do Brasil
1- Escolha as músicas antes de começar a estudar inglês
Há quem afirme que alguns cantores como Bob Marley e Beatles são os mais adequados para aprender inglês.
A verdade é que, se não escolhermos a música de que realmente gostamos, corremos o risco de desistir dos estudos. Portanto, existe apenas uma regra para a escolha de músicas: escolha as que você mais gosta e que nunca se cansaria de ouvir e cantar! Repetir continuamente uma música é de fato é a melhor maneira de aprender novos termos e uma pronúncia correta.
2- Vale a pena traduzir a música?
Há quem recomende pesquisar a letra da música online com a tradução ao lado, para ser comparada de forma a entender termos e expressões. Na realidade, o melhor exercício é tentar traduzir a letra da música e comparar com as traduções.
Dessa forma, será mais fácil memorizar os termos e seus significados, e com a comparação também será possível entender de fato a letra, já que a tradução literalmente não faz sentido às vezes.
3- Ouça e cante de acordo para aprender inglês ouvindo música
Muitas vezes, mesmo para quem já conhece o idioma, é muito difícil entender as palavras de uma música, mas com o texto à frente fica claro que são termos e frases que já sabíamos.
Ouvir uma música enquanto a lê simultaneamente melhora nossa audição, e cantar após o texto melhora nossa pronúncia e nos ajuda a memorizar os termos. Dessa forma, portanto, acabamos aperfeiçoando o aprendizado do inglês fazendo isso de uma forma bem divertida e agradável.
Para praticar o aprendizado de inglês com música, há alguns pontos a serem considerados:
4- Ouça a música mais de uma vez para entender melhor a letra.
Não ouça apenas a si mesmo, mas pratique cantando a música, sem ler o texto e repetindo as palavras. Leia a letra da música somente depois de ouvi-la várias vezes, tome nota dos termos que você não conhece.
Agora, vamos ver juntos quais são as 3 melhores músicas para praticar com o inglês!
1- Always on My Mind de Elvis Preasly
Elvis Preasley pode ser considerado o rei do Rock, e sua música já tem uma expressão idiomática no título, o que significa “eu sempre penso em você” ou “você está sempre em minha mente”. Esta passagem mantém o foco no tema amor, e seu texto pode ser útil para entender algumas expressões típicas do inglês.
2- Um Amor de Bob Marley
Bob Marley é sem dúvida o pai do reggae e sua música “One Love”, graças à sua letra simples, é fácil de memorizar e é perfeita para aprender um novo vocabulário.
3- Beautiful Day é excelente para aprender inglês ouvindo música
Essa música é mais complexa que as anteriores, pois trata de questões relacionadas ao compromisso social, político e cultural e à proteção ambiental. Apesar disso, a letra de Beautiful Day, do U2, pode ajudar a conhecer as diferentes nuances poéticas da língua inglesa.
Aprender inglês ouvindo música é vantajoso?
E que tal ouvir música em outro país? E então, o que achou sobre as nossas dicas para aprender inglês ouvindo suas músicas preferidas? Apesar das sugestões acima, fique à vontade para escolher aquelas de que mais gosta, porque é a melhor forma de aprender inglês. Lembre-se de que isso deve ser uma diversão, e não uma obrigação para você!
E falando em diversão, aqui vai mais uma dica. Já pensou em aprender inglês ouvindo suas músicas favoritas em uma viagem para outro país cujo inglês seja o idioma nativo?
Não existe forma melhor de aprender inglês sozinho, a não ser durante uma viagem. Porque você será forçado(a) a falar inglês a todo momento, já que estará em um local onde as pessoas não falam português.
Seja assistindo séries, vendo vídeos no YouTube ou ouvindo música, saiba que aprender inglês pode ser algo muito mais divertido e prazeroso quando você vive em outra cultura.
Então, que tal conferir alguns pacotes para visitar a América do Norte nas suas próximas férias? Clique aqui e confira!