Cachoeira da Farofa como é a visita ?

Se você quer visitar a Serra do Cipó e unir o turismo de aventura com o ecoturismo, você está no lugar certo. Então, continue conosco. Pois, daremos algumas dicas que com certeza fará toda diferença em sua experiência. Logo, a escolhida de hoje foi a Cachoeira da Farofa. Pois, é um dos atrativos mais procurados pelos visitantes do Parque Nacional. Tanto por sua beleza natural quanto pela facilidade de acesso.

Localização da Cachoeira da Farofa

A Cachoeira da Farofa, está localizada na Serra do Cipó/MG. No município de Santana do Riacho, a uns 100 km de Belo Horizonte. Cidade essa que é uma das melhores cidades em Minas Gerais para viajar. O distrito é cheio de cachoeiras, algumas delas localizadas em propriedades particulares. Logo, a entrada é paga. Mas, também existem muitas de entrada gratuita a, que estão localizadas no Parque Nacional da Serra do Cipó. Como é o caso da Cachoeira da farofa.

Como chegar a Cachoeira da farofa

Partindo da rodovia MG-10, você deve seguir em direção à Portaria Areias do Parque Nacional da Serra do Cipó. Da rodovia até a portaria do parque que dá acesso a essa belíssima cachoeira são cerca de 3 km. O percurso é bem sinalizado. Portanto, você não terá dificuldade para chegar até lá. A estrada que dá acesso até a Portaria Areias é de chão batido, mas, em ótimas condições.

O Parque Nacional da Serra do Cipó

A priori, o Parque nacional da serra do Cipó foi criado com o principal objetivo de preservar toda riqueza natural existente na região da Serra do Cipó. Logo, a unidade protege diversas espécies da Fauna e da Flora ameaçadas de extinção. É ambiente único com paisagens de encher os olhos. Enfim, tudo e qualquer coisa que você ler a respeito, ainda é pouco para descrever a grandiosidade deste lugar. São muitas as opções de banhos em cachoeiras de águas cristalinas. Todas com trilha de acesso bem sinalizada. Uma de suas principais atrações é a Cachoeira da Farofa que fica localizada a 8 km da portaria do parque.

Todos os melhores atrativos do Parque Nacional da Serra do Cipó em uma única placa.

A visita à Cachoeira da Farofa

O ponto de partida para a Cachoeira da Farofa é a Portaria Areias. Logo, na portaria há uma boa estrutura para os visitantes. Incluindo, uma grande área de estacionamento, banheiros e bebedouros. Além disso, conta também com auditório e até uma área de ducha. Você pode optar por ir a pé, levar ou alugar uma bicicleta na Serra do Cipó. Você também pode alugar as bicicletas facilmente dentro do parque. Logo, as bicicletas agilizam muito o deslocamento. Contudo, caso o visitante opte por ir a pé, o caminho é simples e não exige muito esforço.

A trilha para a cachoeira

Dá para ir sem medo de errar. Pois, a estrada tem muitas placas sinalizadoras indicando as várias atrações pelo caminho e é praticamente plana do início ao fim. Entretanto, existem vários trechos da pista com muita areia no chão. Então, caso esteja de bicicleta é importante ficar atento. Evite ao máximo passar por cima do areal. Da portaria até o desvio para seguir para a Cachoeira da Farofa, você vai passar por uma pinguela.

Mas, é bem tranquilo e sem dificuldades. A pista continua em boas condições e o terreno plano. Logo, a paisagem vai ficando cada vez mais linda ainda. Você ainda terá mais dois desafios no caminho para chegar a cachoeira: uma outra pinguela e a travessia de um rio pisando nas pedras. Basta ter cuidado e atenção que se passa sem tanta dificuldade.

Trilha de acesso a cachoeira da farofa em santana do riacho

Estamos quase lá

E finalmente ainda do trajeto, avistamos a cachoeira lá no fundo. Caso você esteja de bicicleta ela ficará presa há um bicicletário, embaixo de uma árvore (no momento do aluguel eles fornecem cadeado). O restante do percurso, você caminhará em uma trilha curta de uns 5 minutos para finalmente chegar à cachoeira.

A Cachoeira da Farofa

Todos esses quilômetros percorridos, são muito bem recompensados. Pois, a Cachoeira da Farofa é mesmo muito Bonita. É uma queda d’água gigante formando um poço para banho bem grande. Cercada por montanhas e árvores seu poço então fica na maior parte do tempo à sombra. Logo, a temperatura da água que já cai gelada fica mais fria ainda. Sem problemas para quem gosta de aventuras. Por fim, vale muito a pena curtir a delícia do local.

Cachoeira da Farofa no parque da serra do cipó

Considerações finais

Concluindo, você deve se informar sobre as condições climáticas do local, bem como consultar a previsão do tempo antes de programar sua visita. Não menos importante, certifique-se que suas roupas e calçados sejam adequadas para esse tipo de passeio. Opte por calçados antiderrapantes e roupas leves de secagem fácil e proteção UV. Outros itens essências como protetor solar, óculos de sol e boné devem estar em sua mochila. Pois, o sol é escaldante. Além de, água, lanches rápidos e uma sacola para trazer seu lixo de volta e deixe o Parque Nacional da Serra do Cipó lindo como você encontrou.

Deixe uma resposta