As principais vagas de emprego em Portugal para imigrantes

Procurar vagas de emprego pode ser um grande desafio. Quando estamos em nosso próprio país, quem dirá procurar emprego em um país estrangeiro como Portugal, por exemplo. Ou ainda em outro país estrangeiro, onde muitas vezes esse passo significa recomeçar do zero. Abdicar muitas vezes de trabalhar na nossa área de formação e sair da nossa zona de conforto. Caso tenha interesse em Portugal, veja também o que fazer em Lisboa.

As principais vagas de emprego em Portugal para imigrantes estão divididas em três grandes áreas: 

  • Empregos na área turística
  • Empregos na área de construção civil
  • Vagas de empregos na área de TI

É claro que há várias outras categorias de emprego, como marketing digital, logística, área do direito, saúde, como médicos, enfermeiros e dentistas. Além de outras que merecem algum destaque, entretanto, às três áreas que pontuamos são que mais importam mão de obra brasileira. Para preencher as principais vagas de emprego em Portugal para imigrantes.

Portugal tem muitas vagas para imigrante. Imagine viver e trabalhar em um país de primeiro mundo e ganhar seu dinheiro?

Como procurar vagas de emprego disponíveis para imigrantes em Portugal

Bem, temos para este assunto dois pontos de partida principais a se considerar: se você já está ou não em Portugal; e se possui alguma formação em áreas com déficit de profissionais qualificados no mercado português. Para este último caso, as vagas relacionadas a engenharia civil e as vagas de emprego relacionadas a TI. 

As vagas relacionadas a engenharia e na área de TI são consideradas como mão de obra altamente qualificada pelo Governo português. E a consequência disso? Você consegue se candidatar, fazer entrevistas, e encontrar um emprego que conseguirá lhe dar um contrato. Ou uma carta de promessa de trabalho que o permitirá entrar no país lusitano já com o visto de trabalho. Por norma, com um salário bastante confortável, que pode variar entre € 2.500,00 até 6 mil euros por mês. Nada mal, certo? Conseguir um emprego em Portugal com salário deste.

Empregos altamente qualificados x “Empregos comuns”

Já os cargos que não se enquadram na categoria de empregos altamente qualificados. Neste caso estamos falando de áreas relacionadas ao turismo, como o trabalho em restaurantes, hotéis, alojamento local, limpeza, atendimento comercial. Ou mesmo na área da construção civil, como pedreiro, ajudante de obras, pintor e outras profissões das quais o país também precisa muito de mão-de-obra. Mas não há a possibilidade de conseguir vagas para estes postos se não já estiver vivendo em Portugal com os documentos legais em mãos. 

No entanto, para estes casos, o imigrante acaba indo para Portugal muitas vezes como turista. Então em determinada altura, envia ao Governo português a chamada Manifestação de Interesse. Onde manifesta a intenção de permanecer no país além do prazo de turista para poder trabalhar. Este não é um processo muito fácil. O Governo português leva em média um ano e meio para conceder a autorização de residência para estes artigos. Porém, não é impossível. Cabe muita pesquisa e conhecimento do processo. 

A importância do idioma nas vagas de emprego em Portugal para imigrantes

Começando pelo bom e velho Português. Quando falamos em procurar vagas de emprego em Portugal, nós brasileiros temos uma grande vantagem. Embora com algumas “nuances” por vezes despercebidas, a própria língua portuguesa. 

O português, também língua oficial do país que um dia foi a nação colonizadora das nossas terras. Embora, tenha muitas diferenças no português de Portugal e o português do Brasil, conhecido localmente como idioma Brasileiro.

Os portugueses, de um modo geral, nos entendem muito bem. Ao contrário do que acontece quando nós, brasileiros, escutamos um português a falar. Eles sempre consumiram muitas novelas, músicas, notícias e conteúdos do Brasil, habituando-se ao Português Brasileiro. Mas isso não acontece do lado de cá.

Não estamos acostumados a consumir quase nenhum conteúdo Português. Portanto, não estamos nem de longe habituados a escutar, ouvir e entender o pequeno e grandioso país na outra ponta do atlântico. O que torna compreender o idioma ainda que seja oficialmente o mesmo um desafio. Especialmente se estivermos falando de vagas de emprego em Portugal para as ilhas portuguesas. Ou da região do Alentejo, por exemplo, onde se tem um português bastante complicado de se entender.

Inglês ou algum outro idioma e cursos complementares será um diferencial

Para um imigrante que deseja conseguir uma vaga de emprego em Portugal. Falar alguma outra língua, seja o inglês, espanhol, francês ou qualquer outra língua, será certamente um diferencial. 

Portugal é um dos países europeus mais bem posicionados no ranking de países europeus que melhor falam inglês. Este, ou qualquer outro idioma será muito valioso na hora de conseguir uma vaga de emprego em Portugal. Visto que é um país que tira muito proveito do turismo, recebendo muitos turistas de toda parte do mundo.

Além disso, Portugal disponibiliza cursos certificados pela DGERT um programa de credenciamento das melhores escolas e centros de formação profissional de Portugal. E estes garantem a qualidade e capacidade da entidade para organizar e realizar formação profissional numa determinada área de ensino e formação. Concluir cursos certificados pela DGERT dão aos candidatos também um grande diferencial. 

Deixe uma resposta