Uma das tendências turísticas mapeadas para 2024, no Brasil e no mundo, é a chamada “slow travel” (viagem lenta). A seguir, você entenderá de que se trata e de que lugares visitar para aproveitar essa tendência.
O termo “slow travel” define um tipo de experiência específica, calcada em viagens que estimulam o viver do momento presente, o afastamento de conexões digitais e um tempo maior para descanso, tanto físico quanto mental.

Além disso, a “slow travel” também visa o aprendizado mais íntimo de uma nova cultura e hábitos locais, ao fomentar que os viajantes se permitam viver dentro do contexto social do destino escolhido.


Pela internet afora pipocam sugestões de viagens e passeios que combinam com o conceito de “slow travel”. Nesse contexto, aprender como usar a VPN é uma medida sagaz tanto para resguardar sua segurança durante viagens quanto antes delas, para acessar passagens aéreas com preços mais favoráveis.

viajante com celular


A VPN como aliada da sua “slow travel”


Explicado brevemente, uma VPN é um serviço de rede privada virtual, que pode ser aplicado a uma conexão à internet para torná-la segura e privada. Por um lado, uma VPN evita interceptações virtuais, tolhendo golpes a turistas em redes Wi-Fi públicas, por exemplo.


Por outro lado, pesquisar passagens usando a localização virtual de outro país é outra possibilidade desse serviço. Contornando restrições geográficas online, é possível acessar ofertas mais atrativas para os mesmos destinos, economizando nas viagens.


Os destinos imperdíveis


Para dar o pontapé inicial nessa pesquisa turística, separamos algumas viagens feitas sob medida para explorar o “slow travel”. Arrume as malas, conecte sua VPN e escolha o destino que te interessar mais.


Litoral Uruguaio:

Distante do movimento da capital federal de Montevideo, o litoral do Uruguai é um destino para quem busca por praia, descanso e paisagens de tirar o fôlego


Yukon, Canadá:

Um destino feito para quem ama natureza, a região canadense de Yukon oferece passeios em meio a lindas florestas de pinheiros, rios e lagos navegáveis, além de uma fauna riquíssima em diversidade e preservação


Amazônia Brasileira:

Navegar os rios que ficam dentro do território amazônico brasileiro é uma oportunidade única de se embrenhar de maneira íntima e próxima de um dos ecossistemas mais emblemáticos do mundo e, ao mesmo tempo, conhecer os hábitos cotidianos dos povos ribeirinhos, que oferecem diferentes perspectivas sobre relações mais sustentáveis com a floresta ao redor


Provença, França:

Se a sua ideia de “slow travel” tem a ver com conforto e alta gastronomia, Provença, localizada ao Sul da França, é uma escolha interessante. O charme das aldeias características mistura-se com a exuberância de extensos vinhedos, um verdadeiro deleite para os olhos – e boca! Isso porque a culinária local, considerada um patrimônio cultural francês, inclui sabores diversos, que vão fazer da viagem uma experiência ainda mais saborosa.


Região colombiana de cultivo do café:

Conhecida como “Paisagem Cultural do Café da Colômbia”, este roteiro é um Patrimônio Mundial da UNESCO. Com paisagens de cair o queixo, esta viagem também se destaca pelo acolhimento afetuoso dos colombianos, que adoram receber turistas e estão sempre com um abraço caloroso para lhes entregar. Passeios de jipe em antigas vilas completam essa opção de “slow travel” que com certeza deixa muita saudade em quem a realiza


Hue, Vietnã:

O Vietnã é um destino muito procurado por mochileiros do mundo inteiro. Várias são as cidades que o país asiático oferece para um turismo rico e divertido, mas a cidade de Hue talvez seja a melhor escolha para quem deseja uma “slow travel”. Isso porque o destino dispõe de uma linda paisagem natural e um contexto histórico interessante e diverso.

Passeie pelo Rio Perfume, conheça os palácios e pavilhões e delicie-se com a famosa comida de rua. É impossível não descansar corpo e mente com predicados como esse.

Na hora de escolher a hospedagem, existem pousadas e hotéis habituados a receberem turistas o ano todo, mas também é possível ficar na casa de famílias vietnamitas, nas quais você poderá conhecer de maneira muito mais intensa e direta a rotina e os hábitos cotidianos desta população local


Canopy Tower, Panama:

Imagina poder conhecer cerca de 1.000 espécies de aves registradas num único país? O Panamá te oferece isso e muito mais, com um itinerário guiado de observação de pássaros ao longo de oito dias. Na região da Canopy Tower, o viajante fica rodeado por um ecossistema altamente preservado, rico em diversidade de espécies e de lindas paisagens.


Califórnia, Estados Unidos:

Seguir pela Pacific Coast Highway é um jeito diferente e muito prazeroso de explorar a extensa costa da Califórnia, nos Estados Unidos. Para aqueles que não dispensam boas refeições, a cidade californiana de Los Angeles dispõe de ótimas opções de comidas de rua. Impossível deixar de fora outras duas cidades: San Diego e São Francisco, que valem um passeio mais demorado e detalhado, seja pelos seus atributos naturais, seja pelas atividades e espaços culturais que elas oferecem a todos que as visitam.