Valle Nevado: Uma experiência única, próxima a Santiago

O Valle Nevado é uma das atrações de esqui mais famosas da América Latina.  Ele está localizado nas montanhas da Cordilheira dos Andes, no Chile e está a mais de três mil metros de altitude.

O local atrai muitos interessados em conhecer a neve e praticar esportes de inverno. Logo, sua infraestrutura impressiona os viajantes do mundo inteiro que esperam pela temporada de inverno para visitá-la.

Com roupa especifica curtindo o Valle nevado no chile

Valle Nevado, Chile: o que é?

A estação de esqui com a maior área esquiável da América do Sul é o Valle Nevado. Em suma, o que atrai muitas pessoas já experientes com o esporte de neve, são as pistas de nível intermediário a avançado.

Contudo, também existem pistas para crianças e para iniciantes, uma Escola de Ski e Snowboard. Além disso, você encontrará também outros serviços como: aluguéis de roupas, aluguéis de equipamentos esportivos, clínicas de assistência médica, bares e restaurantes entre outros.

Onde fica e como chegar ao Valle Nevado

A aproximados 48 km de distância de Santiago do Chile, em plena Cordilheira dos Andes fica o complexo do Valle Nevado. Por volta de 1h30 de viagem.  Os meios de transporte até o Valle partem de Santiago. Existem voos direto do Brasil para Santiago que duram aproximadamente 4 horas.

O acesso ao Valle é gratuito. Mas, a recomendação para chegar até a estação de esqui é fechar um pacote de transfer com uma agência de turismo ou hotel. Pois, o caminho de Santiago até a estação é cheio de curvas sinuosas que o tornam muito perigoso. Por esse motivo não é indicado que seja feito por conta própria.

estrada de acesso ao valle nevado em Santiago

Sempre que tiver gelo ou neve na pista é recomendado o uso de corrente nas rodas do veículo. Ou seja, é uma estrada escorregadia e de muitos desafios. Muitas pessoas passam mal no caminho, pois as curvas são muito estreitas.

Melhor época para visitar o Valle Nevado

O Valle Nevado atrai grande parte dos visitantes no inverno. Pois, é nessa época do ano que a neve cobre as montanhas e permitem a prática de esportes como esqui e snowboard. Na última semana de junho acontece a abertura oficial da temporada que se encerra na última semana de setembro.

No período da temporada as hospedagens, restaurantes e instalações estão abertas para receber os turistas e esportistas. As pistas para prática de esportes podem ser abertas antes e fechar após a temporada oficial, a depender da quantidade de neve durante o inverno.

É durante o período de clima frio que você encontrará todas as atrações e tudo o que fazer no Valle Nevado. Portanto, nessa época é comum você encontrar muito trânsito na estrada e nos hotéis com lotação máxima. A estação fica fechada durante o verão, funcionando apenas alguns restaurantes.

A partir do início de outubro com o derretimento da neve a Cordilheira dos Andes ganha um visual muito diferente, passando a sediar competições de esportes de aventura. Permite também que os visitantes pratiquem atividades como hiking e cavalgadas. O teleférico permanece aberto o ano todo.

Qual o tempo ideal para ficar no Valle Nevado?

O tempo ideal para aproveitar tudo que o resort oferece é cinco dias. Mas caso você não tenha esse tempo disponível com três dias também dá para curtir muito. E para quem não se importa com correria existem também as opções de passeio de um dia em que você pode esquiar e almoçar por lá.

Entretanto, se você vai tirar férias e está querendo um tempo para descansar, também pode aproveitar para carregar bem as energias em atividades para relaxar como Spa e o Fitness Center.

Onde comer no Valle Nevado

Além de ver neve e descer nas pistas, o Valle Nevado reserva boas opções gastronômicas. Impossível resistir a um fondue de chocolate para dar energia ao fim do dia ou aquela taça de vinho no friozinho.

Os cardápios da estação de esqui vão de crepes e hambúrgueres a refinados menus inspirados na contemporânea cozinha chilena e na gastronomia francesa. A escolha depende do gosto e bolso de cada um.

Nos três hotéis disponíveis no Valle Nevado estão localizados os principais restaurantes. Entre bares e restaurantes, o Valle conta com mais de dez opções de estabelecimento.

Valle Nevado: Hotéis

O Valle Nevado possui algumas opções de hospedagens que ficam dentro do próprio resort. Caso opte pela estadia em um desses hotéis você terá algumas vantagens, como o ski pass incluso no valor da diária. São três hotéis que fazem parte do complexo:

1.  Puntas

2.  Puerta del Sols

3.  Valle Nevado

Outra opção é alugar um dos apartamentos do complexo. Existem ainda outros hotéis em vilas nos arredores além dessas acomodações. Uma ótima escolha próxima ao Valle Nevado e a outros parques de esqui da região é Farellones.

Hotel nas montanhas de neve em santiago

Equipamentos e roupas necessários para visitar o Valle Nevado

É fundamental estar com roupas adequadas para o clima e com os equipamentos adequados para os esportes, para aproveitar bem as pistas de esqui e snowboard e todas as atrações do resort.

Os itens indispensáveis são:

·         Calça e jaqueta térmica e impermeável;

·         Luvas e bota de neve;

·         Óculos de sol espelhado;

·         Segunda pele e gorro.

Já os equipamentos necessários variam de acordo com a modalidade que você vai praticar. Mas fique tranquilo, pois lá você encontra todos para alugar.

Roupas para esquiar no valle nevado

O que fazer no Valle Nevado

Você vai começar a curtir o Valle Nevado a partir do momento em que se deparar com a alucinante paisagem da Cordilheira coberta de Neve. Alguns visitantes procuram por esportes de inverno e outros querem apenas uma experiência divertida na neve. Seja qual for a sua forma de curtir o Valle, a certeza é de momentos maravilhosos.

O que fazer no Valle, claramente inclui muitos esportes de neve. Mas existem outras atrações no complexo. Confira!

1.      Plaza de la Gondola: Localizada na Curva 17, aqui você vai alugar roupas e equipamentos além de utilizar o estacionamento e se alimentar.

2.      Esqui e snowboard: Principais atrações do Valle. As pistas funcionam até às 17h e são divididas em níveis de principiante à expert.

3.      Aulas de esqui e snowboard: Existe uma escola de esqui e snowboard no Valle Nevado, com aulas agendadas em grupo ou individual.

4.      Ver o pôr do sol – Sunset: Sem dúvidas o pôr do sol na Cordilheira é uma experiência única. Chamado de Sunset, pode ser acompanhado do terraço do Hotel Puerta Del Sol.

5.      Caminhada com raquetes de neve e randonnée: Essas modalidades são ótimas para quem tem medo ou não gosta de esqui e snowboard. A caminhada é lenta e tranquila.

6.      Curtir a gastronomia dos hotéis: O Valle Nevado conta com mais de dez opções gastronômicas para escolher onde comer. E as especialidades oferecidas são bem diferentes.

7.      Show “Descida das Tochas”: Na abertura da temporada de neve no início da noite os instrutores de esqui, seguram tochas de fogo e descem as montanhas em ziguezague.

teleférico na estação de esqui em santiago

Quanto custa visitar ?

Em suma, visitar o Valle Nevado pode ser uma viagem bem cara. Contudo, vai depender do planejamento do passeio e das escolhas feitas. Você pode economizar com reservas feitas antecipadamente.

 Os hotéis são divididos conforme o valor, sendo o Hotel Três Puntas o mais em conta, o Puerta del Sol o de preço médio e o Valle Nevado o mais luxuoso. Por exemplo, uma viagem de três dias com hospedagem para casal e meia pensão no Hotel Tres Puntas, pode sair por aproximados R $5.500. Você ainda irá gastar com almoço ou snacks.

Caso queira fazer uma aula de esqui, adicione à conta mais R $600 e com aluguéis de equipamentos e roupas em torno de R $500, isso sem considerar as passagens aéreas e o valor do transporte.

Uma maneira de economizar é passar em mercados de Santiago antes de ir ao Valle para encontrar produtos com os melhores preços. Outra dica bacana é alugar um apartamento e dividir o preço com um grupo de amigos.

Dicas para aproveitar a estação de esqui

A seguir vamos te ajudar com algumas dicas importantes para aproveitar o Valle Nevado. Veja:

·         Para visitar o Chile não é obrigatório seguro viagem, embora seja muito recomendado;

·         Para estadias menores de 90 dias brasileiros não precisam de visto para entrar no Chile.

·         O passaporte, embora não seja obrigatório também é aceito;

Lembrando ainda que a neve é constante nos pontos mais altos da montanha, ou seja, no inverno a temperatura chega a atingir recordes próximos aos -20 ° C. O clima é extremamente frio. Hidrate-se bem e não abuse do álcool. Use bastante protetor labial e hidratante para a pele além de protetor solar e óculos de sol próprios para a neve.

E para concluir leve também rinosoro, colírio ou soro fisiológico para ajudar na hidratação. E para ajudar na recuperação após um dia inteiro de esporte na neve, você pode levar gelol ou dorflex.

Valle Nevado e Farellones: qual o melhor para visitar?

É um desafio enorme escolher entre Valle nevado e Farellones. Essas regiões chilenas são famosas por serem destinos dos amantes de esqui. Logo, os dois locais possuem estações maravilhosas com infraestrutura excelente.

No entanto, para que a viagem seja mais profunda e prazerosa, muitas vezes você vai precisar priorizar um destino. Certo? Sem dúvida alguma nas duas atrações você terá muitas aventuras.

Algumas pessoas preferem Farellones, pois tem mais opções de lazer que em Valle Nevado. Se você naõ gosta de esqui, vá para Farellones. Lá é possível se divertir muito na neve.

Enquanto em Valle Nevado você só tem praticamente a opção de esquiar, em Farellones você pode esquiar e muito mais.

Conclusão: vale a pena visitar ?

Concluindo, visitar o Valle Nevado vale a pena sim, e muito. Pois, esse local é muito famoso por sua estação de esqui e snowboard que atraem milhares de visitantes todos os anos na temporada de inverno no Chile.

Valle Nevado conta com atrações para todos os gostos. É uma excelente opção para quem busca passar o dia a 3 mil metros de altitude e a apenas 90 minutos de Santiago então com os cuidados com a segurança a diversão está garantida..

Boa viagem!

Deixe uma resposta