Essa viagem foi realizada do dia 17/11 a 12/12/2020. Eu tinha estes dias e um orçamento de R$ 250,00 por dia. Detalhe que este valor incluía tudo, inclusive gasolina para a motocicleta. Pois, essa viagem para o nordeste brasileiro foi uma viagem de motocicleta.

A prioridade era conhecer os Lençóis Maranhenses, e o Delta do Parnaíba, que inesperadamente demonstrou ser uma decepção, e depois descer conhecendo o litoral.

Dessa forma comecei também a planejar essa viagem. Os detalhes e preços envolvidos você verá abaixo.

1º Parte do Planejamento

A primeira parte do planejamento do mochilão para o nordeste brasileiro, está relacionado a consultas, por exemplo, saber onde quer conhecer, preparação de logística, etc. E a confecção de um roteiro. Logo como eu fui de moto, eu comecei em primeiro lugar adaptar a moto para viagem longa com acessórios.

Mais próximo da viagem comecei uma checagem pelos itens de desgaste natural tais como: pneus, pastilha de freio, kit de transmissão, troca de óleo e ainda revisão programada.

Pois como mencionado anteriormente foi uma viagem de motocicleta com a minha CB 500X. Você pode ver estes acessórios clicando no video abaixo.

CB 500X Pronta para Viagem

Posteriormente comecei a organizar o roteiro. Dessa maneira a minha prioridade era os Lençóis Maranhenses, depois a orla do Ceará e posteriormente Rio Grande do Norte, além do Delta do Parnaíba.

Deste modo, por ser mais longe, programei a ida direto para os lençóis maranhenses. Entretanto, aqui cabe uma observação: quando for viajar por vários lugares, seja de avião, carro ou moto, comece sempre pelo local mais longe e depois o mais caro.

Com o uso de vários sites e blogs comecei a pesquisar sobre o que eu queria visitar em cada local e já fui fazendo um roteiro. Contudo, o roteiro não era o convencional.

Era apenas uma base, pois caso eu quisesse ficar mais tempo em um lugar ou ir embora antes não comprometeria o restante da viagem com hotéis e outras coisas. Foi uma viagem de motocicleta bem livre, por assim dizer.

Motocicleta Adaptada para Viagem

O Trajeto

Quanto ao trajeto propriamente dito saímos de Ipatinga às seis horas da manhã, mas não cometa este erro, se possível saia às quatro da manhã.

Dessa forma partimos sentido aos lençóis, onde conseguíssemos ir, estava bom. Chegamos à Jequié-BA e foi de certa forma uma frustração, pois havia rodado apenas 770 km, detalhe que não gostamos de viajar a noite.

Por conseguinte reservamos um hotel em Jequié conforme você verá mais adiante na parte de preços. Contudo, um dos primeiros problemas foi que a CB 500X precisava de manutenção e só consegui em Juazeiro-BA.

Após reservar a manutenção da motocicleta, enfim partimos para Juazeiro-BA e hospedamos para no outro dia levar a moto na Honda. Neste dia andamos pouco, pois não poderia passar de juazeiro mesmo. Neste caso foram apenas 600 km.

Finalmente, ao chegar em Juazeiro reservamos um hotel e descansamos. No outro dia, após a manutenção as 14 horas partimos para Trindade-PE, onde nos hospedamos na casa dos parentes do colega.

Neste dia andamos pouco também apenas 250 km, pois iriamos para um lugar já combinado.

Assim, após essa hospedagem acordamos no próximo dia e partimos para Parnaíba-PI. No quarto dia chegamos a Parnaíba e fizemos o passeio do Delta do Parnaíba. E no quinto dia, após ter saído de Ipatinga, chegamos enfim a Barreirinhas–MA.

Aquele Trajeto para Esquecer

Cansaço na viagem/ Orgulho de chegar a divisa

Primeiramente confesso que o trajeto de Trindade a Parnaíba de 760 km foi o pior da viagem. Passamos por várias estradas de terra, buracos, animais na pista, etc. Caso seja possível, evite estradas do interior do país.

Ao chegar em Parnaíba nos hospedamos e no dia posterior fizemos o Passeio Delta do Parnaíba e após chegar deste passeio deslocamos para Barreirinhas-MA.

Fizemos essa parada no Piauí, pois estávamos cansados e o deslocamento já estava grande. Como Parnaíba fazia parte do trajeto e do roteiro, ficamos por lá e já fizemos o surpreendente passeio no nordeste brasileiro.

A estrada de Parnaíba a Barreirinhas foi surpreendentemente a segunda pior que encontramos, mas confesso que por lá, não tem muitas opções.

Isto é, só tem aquele mesmo. Após sair às 17 horas chegamos à Barreirinhas as 19h30min e dai por diante a viagem de fato começou com a estadia em Barreirinhas e a curtição nos Lençóis Maranhenses.

Apos este trajeto o restante ficava perto. Posteriormente fomos a Jericoacoara-CE o paraíso brasileiro, Fortaleza-CE, Canoa Quebrada-CE e sempre seguindo a orla sentido ao sudeste. Aliás, foi tranquilo, pois todos os trajetos eram perto e as estradas eram melhores. E ainda sobre estes trajetos falarei nos próximos posts, sobre os locais propriamente, dito.

Abaixo segue o trajeto de Ipatinga a Barreirinhas que foi feito em cinco dias contando com a revisão da moto e o passeio no Delta do Parnaíba.

FALANDO DE PREÇOS NO NORDESTE BRASILEIRO

Vamos falar um pouso sobre os preços desta viagem.

GASTOS COM COMBUSTÍVEL NO NORDESTE BRASILEIRO

Decerto tomei por base que a moto fazia 24km/l, mas a CB 500X não chegou nem perto, fez em média 20km/l. Como se tratava de cerca de 7mil km dá para ter uma noção o valor que gastei a mais.

MAPA DA MINHA VIAGEM PARA O NORDESTE BRASILEIRO
Trajeto da minha viagem

Dá para ter uma noção que foi gasto quase R$ 1 600,00 somente com gasolina e pedágios. Caso você queira tem um site que ajuda a calcular o gasto com combustível e pedágio, o mapeia pode ser útil.

O problema que o gasto nunca é só com combustível. Seja com carro ou moto você pode sempre colocar o dobro para considerar outros itens como pneus, troca de óleo pastilha, etc.

Hospedagem

Quando se trata de hospedagem não tenho luxo nenhum. Desta forma prefiro hostel, mas como estava eu e um colega viajando de moto.

Optamos logo por hotéis. Diante disso pagamos desde R$ 40 até R$ 80 por pessoa em hospedagem. A maioria das vezes já deixamos reservado, entretanto outras vezes chegamos na cidade e procuramos uma hospedagem no modo antigo mesmo.

Isso tem lá, de fato, suas dificuldades e eu não recomendo. No caso nos 25 dias que viajamos eu gastei incríveis R$ 1 250,00 com hospedagem no nordeste brasileiro nesta viagem de motocicleta. Caso você queira fazer algumas pesquisas segue uma boa opção abaixo.

Realmente chegar no local e procurar é cansativo e você paga mais caro e depois não consegue dar uma nota ruim. No buscador abaixo você não terá este problema.

Mais Dicas Neste Paraíso

Mais Dicas e Sugestões Valiosas.

• Passagens de Ônibus: Encontre passagens, compre pelo celular, parcele no cartão e viaje o mundo.
  • Passeios para sua viagem: Reserve passeios e pague em até 12 vezes com excelente preço e curta seu passeio.
  • Seguro Viagem: Não deixe de fazer seu seguro viagem, ele pode te amparar em momentos difíceis.
  • Cruzeiros Marítimos: Sonha em fazer aquele cruzeiro, veja minha sugestão barata e parlada em 12 vezes.
  • Hotéis baratos: Não sabe onde encontrar hotéis baratos? Veja minha sugestão e que sempre utilizo.
  • Passagens aéreas: Compre sua passagem aérea com 12% de desconto na primeira compra e viaje pagando mais barato.
  • Acessórios para viagem: Caso precise daquele guarda-chuva, kit de organizadores ou qualquer coisa do tipo, tenho uma sugestão também.

Alimentação no Mochilão para o Nordeste

Quando se trata de alimentação você pode gasta de R$ 10 a R$ 1000 por dia correto? E no mochilão para o nordeste brasileiro funciona assim também.

Quando estavas viajando na rodovia parávamos em locais onde os caminhoneiros paravam. Comíamos comida boa e barata, por conseguinte às vezes menos de R$ 20 por pessoa no self-service.

Já nas cidades turísticas aquelas velhas dicas de comer longe dos pontos turísticos, comer em barraquinhas, comer nos mesmo locais que os nativos, etc.

Mas a comida mais cara que paguei foi R$ 80 e a mais barata foi R$ 10. Ou seja, tem dezenas de opções. No meu caso em especial eu gastei também R$ 1500 somente com alimentação neste mochilão para o nordeste brasileiro.

Passeios e Atividas no Mochilão para o Nordeste

Mais uma vez digo que você pode pagar de R$ 50 a R$ 1000 em um passeio por lá. Isto é para se ter uma ideia fiz um passeio de lancha em pipa que me custou R$ 50 e ainda em Pipa me ofereceram outro de R$ 250.

Ainda por, por outro lado, é comum as pessoas te entregarem as coisas parecendo que está dando e depois cobrar preços absurdos por aquilo. Não aceite nada de ninguém quando estiver viajando por lá.

Contabilizando todos os passeios que fiz no nordeste, 12 no total, gastei R$ 1250 e nesse preço está incluído o passeio de helicóptero sob o buraco azul e a lagoa azul de Jericoacoara.

Souvenir e Presentes

Aqui para nós essa é uma coisa cara em excesso no mochilão para o nordeste brasileiro. Eu não gostei nenhum pouco dos preços.

Primei por comprar kits de lembrancinhas com 5 ou 10 peças para ficar mais barato e também caber na bagagem da moto. E com isso consegui gastar menos que R$ 150 em dezenas de lembrancinhas

Quanto Custou Tudo ?

Os gastos finais poderiam ter ficado mais baratos. Por exemplo, se eu acampasse ou fizesse minha própria comida, mas após pilotar motocicleta por tantos km eu queria um pouco de sossego e conforto.

• Seguro viagem R$ 200
  • Gasolina R$ 1600
  • Hospedagem R$ 1520
  • Alimentação R$ 1500
  • Passeios R$ 1250
  • Presentes R$ 90

Totalizando R$ 6 160,00

VALEU A PENA O NORDESTE BRASILEIRO?

A pergunta se valeu a pena é totalmente dispensável. O mochilão para o nordeste brasileiro foi incrível, não me arrependo. Foi a minha primeira viagem de motocicleta. E gostei muito, apesar de ter cometido alguns erros grotescos de não dividir bem o trajeto. Mas eu faria novamente sem dúvida.

Tanto que se no próximo ano e o dólar não baixar provavelmente farei a continuação desta viagem de motocicleta e não teremos viagem ao exterior. Tudo vai depender de uma coisa que infelizmente não depende de mim.

PASSAGEM PELOS LENÇOIS MARANHENSES NA VIAGEM PARA O NORDESTE BRASILEIRO
COM ESSA FOTO DE ATINS NOS LENÇOIS MARENHENSES ME DESPEÇO NESTE POST

Ficou alguma dúvida sobre esta viagem ao nordeste brasileiro. Pergunte nos comentários que responderei assim que possível.

Vídeo para recapitular tudo que foi dito.