Melhores pontos turísticos e atrações em Alvinópolis-MG

Hoje vamos de falar uma cidade que não está no mapa do turismo em Minas Gerais. No entanto, não é por isso que não é uma cidade interessante. Alvinópolis tem muitos pontos turísticos sensacionais e que valem a pena ser conhecidos.

Caso esteja passando pela BR-381, próximo a João Monlevade, ou voltando da visita ao Santuário do Caraça, vale a pena percorrer os cerca de 45 km que separam a cidade de Alvinópolis desta rodovia. Enfim vamos ver o que tem de legal para fazer em Alvinópolis, bem como mostrar como é uma cidade encantadora.

Atrações e pontos turísticos em  Alvinópolis MG

Como eu disse essa cidade não tem um ponto turísticos conhecido no cenário nacional. Porém, eu diria que vale a pena demais conhecer alguns pontos turísticos e festas populares que acontecem nesta cidade. Enfim vamos ver abaixo essas atrações.

Praça São Sebastião em Alvinópolis-MG

A Praça São Sebastião é a praça mais famosa da cidade. Por lá você encontrará os melhores restaurantes, bares e lanchonetes. Por lá é o maior ponto de encontro da cidade. Uma curiosidade é que essa praça tem um formato de caixão, e isso pode ser visto em um mirante do Bairro Vila Manoel Puig.

Imagem da Praça são sebastião, um dos mais belos pontos turisticos de Alvinopolis em Minas Gerais

Cemitério Municipal

O cemitério também eu diria ser uma atração, tendo em vista que ele está em uma parte alta da cidade. E ele é todo cercado de bambu, a noite quando iluminam este bambu, a vista fica linda. Ainda sobre o cemitério quando por lá passei os moradores se orgulhavam em dizer que só existiam dois cemitérios daquele jeito do mundo, um em Nantes na França e o outro em Alvinópolis.

Fabril Mascarenhas 

Caso goste de história, cultura e produção econômica saiba que é a Fabril Mascarenhas é uma fábrica de tecido. Esta fábrica ficou muito conhecida pelo tecido popularmente conhecida como Chita, um tecido florido muito comum em festas juninas. 

Esta empresa está desde 1887 produzindo estes produtos em Alvinópolis, e o mais legal é que essa fábrica mais parece uma fazenda com vários poços e animais. Eu diria que é a parte mais legal da cidade, no entanto, não é muito fácil conseguir uma visita.

Bio Extratus

Quem conhece essa empresa, sabe a relevância dela no mercado de cosméticos. E ela também está situada em Alvinópolis. Hoje ela é uma grande fábrica e moderna também.

No entanto, o interior e o terreno desta fábrica são lugares sensacionais.  Enfim eu diria que a Bio Extratus é um dos melhores pontos turístico de Alvinópolis, no entanto, conseguir uma visita não é tão fácil também.

Imagem da Bio Extratus um local sensacional em Alvinopolis MG

Festas Polulares em Alvinópolis

Como toda cidade pequena  essa também tem algumas festas que valem a pena demais ir. Aqui eu diria ser um ponto bem interessante. Pois, as festas são bem organizadas e problemas com segurança são raros, mesmo no carnaval.

Carnaval

Carnaval em Alvinópolis é maravilhoso. Sem dúvida é a melhor atração de Alvinópolis. Nesta data a cidade se transforma e os locais tocam marchinhas de carnaval em charangas. Além de ter vários blocos bem enfeitados, sem dúvidas a melhor festa da cidade.

Aniversário da Cidade

O aniversário da cidade é uma festa, como em toda cidade por este Brasil. Eu não diria ser uma festa imperdível. Porém, saiba que nesta época é que os melhores artistas vão à cidade. Então caso consiga ir à cidade nesta época a diversão está garantida.

Cavalgada de Major Ezequiel

Major Ezequiel é um dos distritos de Alvinópolis. E o mais legal é que nesta cavalgada tem as melhores opções de comidas locais que já vi. Outro ponto interessante é que os moradores locais são bem receptivos e a distância da cidade acaba filtrando um pouco as pessoas que vão a essa festa. Ela perde para o carnaval da cidade, mas vale muito a pena frequentar esta festa também.

Vale a pena conhecer os pontos turísticos de Alvinópolis?

Como podemos ver a cidade tem alguns pontos turístico bem interessantes e festas populares sensacionais. No entanto, eu diria que não vale o esforço, por exemplo, de sair de Belo Horizonte apenas para ir a essa cidade, pensamento pessoal.

Porém, caso esteja de passagem vale a pena sentar na praça e tomar um café  e conversar com os locais que são muito receptivos as pessoas de outros locais.

Deixe uma resposta