Estamos chegando o dia 2 de novembro, Dia de Finados, também chamado de Dia dos Mortos. Mas você sabe o que significa esta data? Por que ela é importante? Por que o dia dos mortos é celebrado neste dia?

É o que veremos neste post e bem como 6 países celebram esta data de forma diferente. E aqui cabe lembrar não haver nada de estranho, estamos falando apenas de culturas diferentes.

Curiosidade sobre o Dia de Finados

Em todas as culturas pelo mundo há uma data semelhante ao Dia de Finados. E ao longo da história sabemos a importância de sepultamentos e o velório. E convenhamos que a morte é um “fenômeno comum” entre as sociedades.

Vemos a importância deste momento no Egito com as mumificações. E isso causa muita comoção e curiosidade devido ao próprio pavor de algumas pessoas e até mesmo ao medo de coisa sobrenaturais.

No Brasil celebramos esta data no dia 2 de novembro. E isso é devido ao lado religioso presente neste país. Pois este dia foi instituído na França pelo religioso Odilon de Cluny que viveu entre 962 a 1049.

Este religioso sugeriu esta data para que todos os membros da igreja rezassem no dia 2 de novembro para os mortos. Pois este religioso acreditava que muitos mortos estavam no purgatório esperando o processo de purificação para subir para o paraíso.

Costume no Brasil

Após o processo de descobrimento das Américas, este costume foi trazido pelos colonizadores e padres que chegaram a América Latina. Daí ficou popular este, que é um dos principais feriados do País.

No entanto, o mais comum em nosso país é apenas levar algumas flores no cemitério. E isso varia muito pouco entre as regiões e religiões no Brasil. Porém, no mundo não é assim. Por isso veremos alguns costumes bem diferentes em várias partes do mundo.

5 Dia de Finados bem diferentes pelo mundo

Imagem mostra a comemoração do dia de finados no méxico

Note que uso o termo “diferente” e não estranho ou esquisito, pois como todos sabem eu sempre preguei o respeito total aos costumes diferentes dos nossos. Então veja comigo como o dia de finados é celebrado em alguns países.

Guatemala

Neste país encantador que conheci no Dia de Finados a população sai as ruas com pipas de cores diversas e produzem um clima colorido sensacional. Estas pipas simbolizam aqueles que já se foram.

A festa geralmente acontece no cemitério, mas é comum ela continuar na residência dos moradores com muita comida e festa. Enfim é um dia muito legal.

México e o “Dia de Los Muertos”

O “Dia de Los Muertos” no México é uma das festas mais conhecida em todo o mundo. O legal por lá que eles fazem uma festa para celebrar esta data que dura três dias.

Essa celebração é alegre e reúne amigos e familiares que colocam objetos dos mortos em autores e decora as casas com cores e velas para homenagear os mortos. E também apreciam muita comida mexicana, enfim uma grande festa.

Outra coisa legal é que nestes altares além dos objetos são colocadas caveiras coloridas, um dos símbolos do país.  Com tanta festa eles acreditam que estão honrando e revivendo o legado dos antepassados. Uma pena que agora para visitar este país precisamos do Visto Mexicano.

Haiti

No Haiti, o Dia de Finados também é um feriado nacional. Neste local há uma mistura de tradição católica e vodu que é a religião mais professada no país.  Os católicos por lá fazem praticamente o mesmo que os brasileiros fazem.

Já os praticantes do Vodu  fazem ofertas de comidas e bebidas para os mortos, entoam canções cantadas pelos ancestrais, e ainda tocam tambores para despertar o Deus dos Mortos, enfim uma grande festa.

Japão

Neste encantador pais também temos uma celebração de três dias, conhecida como Festival de Obon. Nesta festa a família se reúne para esperar o retorno das almas, segundo a cresça local.

Neste festival, eles limpam as lápides, e ainda  colocam lanternas espalhadas em frente as casas, ruas e rios que sevem segundo a cresça para guiar os mortos em seus retornos. E tudo isso regado a muita comida japonesa.

Espanha e seu sensacional Dia de Finados

Os espanhóis comemoram esta data no dia 1º de novembro e nesta mesma data comemoram o Dia de Todos os Santos. E neste dia as pessoas visitam suas cidades de nascimento e os cemitérios das mesmas deixando flores e objetos decorativos nas lápides.

Nesta data há uma refeição chamada Hueso de Santos, que consiste em um doce com calda caramelizada e ovos.  Aqui também este feriado é alegre, colorido e com festas além de muita comida espanhola.

Considerações sobre o Dia dos Mortos

Cada país ao seu jeito comemora esta data de alguma forma, o seu Dia de Finados. No Brasil é uma data triste que algumas pessoas não gostam. Já em outros locais é uma data bem festiva e colorida. E encerrando este texto vou lembrar novamente a importância de respeitar os costumes diferentes do nosso. Até porque isso que é o mais legal quando viajamos, conhecer novos costumes é encantador.