Melhores atrações e pontos turísticos de Roma na Itália

O destino dos sonhos de muitos viajantes é a capital italiana. A cidade é muito famosa pelos vários pontos turísticos de Roma, como as praças, ruínas e monumentos. Roma também é conhecida como “A Cidade Eterna” e sua história abrange mais de 2.500 anos. Por isso, é considerada uma das mais antigas cidades da Europa.

Independente das guerras, invasões e queda do império, a cidade de Roma continua lá. A capital italiana é uma das 20 cidades mais visitadas do mundo. Pois, Roma consegue unir história, magia e romance em um único lugar.

Imagem mostra o vaticano, que é um dos menores paises do mundo e simbolo do catolicismo

Então, se você está pensando em planejar uma viagem a Roma, aqui é o destino certo. Quer saber qual a melhor época, onde ir e os melhores pontos turísticos de Roma? Fique tranquilo. Nós vamos ajudar você. Confira!

Pontos turísticos de Roma: Curiosidades

Por causa das chuvas, Roma é uma daquelas cidades que não é recomendado visitar em qualquer época do ano. Pois, em períodos chuvosos torna-se impossível visitar as ruínas e os monumentos ao ar livre.

Então, se você está pensando em viajar para conhecer os pontos turísticos de Roma, a primeira dica é pesquisar sobre qual a estação de Roma na data de sua viagem. Em suma, a primavera é uma das melhores épocas para viajar a Roma. Os dias de sol são certos nos meses de abril, maio e junho.

Outra época boa para visitar Roma é no Outono. Uma vez que setembro e outubro são os melhores meses da estação para o turismo. No verão evite viajar para Roma. Pois, é alta temporada. Nessa época os europeus procuram a cidade para fugir do frio e curtir as férias. Além disso, julho e agosto são os meses mais quentes em Roma.

Imagem mostra o por do sol em Roma sobre uma ponte

Os piores meses para viajar para Roma são novembro e março. Pois, os dias são muito chuvosos e frios. Além disso, a noite chega às 17h. Enfim, agora que você já sabe qual a melhor época para ir a Roma e também sobre as estações, está na hora de conhecer os principais pontos turísticos de Roma.

Para conhecer os pontos turísticos de Roma, são necessários quantos dias?

Alguns fatores como seu ritmo de passeio e se está acompanhado de crianças ou idosos, serão determinantes para seu tempo de estadia na Cidade Eterna. O tempo que você tem disponível e seu interesse pela cidade também influenciam diretamente em seu roteiro pela Itália.

O ideal é que você se hospede em Roma de 5 a 8 dias no mínimo. Dessa forma, terá tranquilidade para conhecer os pontos turísticos de Roma, a ainda acrescentar algo que chame sua atenção pelo caminho.

Pontos turísticos de Roma: Praças

Roma é uma cidade com muitas praças. Então, veja a seguir algumas de suas principais praças. São elas:

1.Praça do Capitólio

Uma referência na capital italiana é a Praça do Capitólio. Pois, é uma das sete colinas históricas no qual a cidade de Roma foi construída. Considerada uma das “praças do poder”, atualmente abriga a sede do Comune de Roma. Espécie de prefeitura aqui no Brasil.

2.Praça da Espanha

A Praça da Espanha é uma parada agradável e muito divertida. Seu nome se deve ao fato de o território da praça ter pertencido a embaixada espanhola, antes da unificação da Itália. Sua principal atração é a magnífica Escadaria de Trinità dei Monti: ponto de encontro dos turistas e moradores que gostam de relaxar.

3.Praça Navona

Por causa dos monumentos e excelentes restaurantes a sua volta, a Praça Navona se tornou atração turística. Nessa praça também fica a Embaixada Brasileira na Itália. O atrativo principal da praça é a sua Fonte dos Quatro Rios. Há ainda, outros prédios interessantes na região como igrejas e palácios. Além de restaurantes e cafés.

Imagem mostra a praça de navona em Roma, que é um dos mais tradicionais pontos turisticos de lá

Pontos turísticos de Roma: Fontes

Além de suas inúmeras praças, algumas fontes lindas e grandes também compõem os pontos turísticos de Roma. Confira:

1.Fontana di Trevi de Roma

Um dos pontos turísticos de Roma mais cheios que você visitará é a Fontana de Trevi de Roma. Aqui os turistas aproveitam para fazer o famoso ritual de jogar a moeda, que de acordo com a lenda garante sua volta para a Cidade Eterna. Cedinho ou tarde da noite é o melhor horário para cumprir o ritual, pois, o número de turistas é menor.

Imagem mostra a fontana de trevi, um dos mais tradicionais pontos turisticos de Roma

2.Fontana dei Quattro Fiumi

Construída a pedido do papa Inocêncio X, o principal objetivo da Fontana era embelezar a região de sua residência. Seu nome traduzido para o português significa a Fonte dos Quatro Rios. Trata-se de uma referência aos quatro continentes e rios mais importantes da Europa. São eles:

·         África

·         Europa

·         Ásia e América.

Para quem deseja descansar, apreciar a culinária e tirar boas fotos, a localização da fonte é uma excelente pedida.

Monumentos e ruínas que compõem os pontos turísticos de Roma

Como você já deve ter percebido, Roma tem um papel importante na história. Pois, a cidade foi fundada em 753 a.C e está sempre presente nos livros de escola. Veja alguns monumentos e ruínas que não podem ficar fora do seu roteiro de visitação dos pontos turísticos de Roma:

1.Coliseu de Roma

Um dos monumentos mais famosos do mundo é o Coliseu de Roma. Além disso, é o principal ponto turístico e cartão postal da cidade. O Coliseu também encanta por seu tamanho. É considerado uma das 7 maravilhas do mundo.

Imagem mostra o Coliseu, um tradicional ponto turistico de Roma

2.Palatino

A mais central das sete colinas de Roma, é o Monte Palatino que tem participação na sua fundação. A cidade de Rômulo teria começado a ser edificada ali. Depois o local foi usado para a construção dos palácios do império romano.

3.Arco de Constantino

Para celebrar uma batalha vencida eram construídos os arcos triunfais. O Arco Constantino foi construído para homenagear o Imperador Constantino I após sua vitória sobre o Maxêncio na Batalha da Ponte Milvia no ano de 312.

Imagem mostra o arco e constantino, um ponto turistico muito famoso de roma

O Arco é uma construção diferenciada. Uma vez que utilizou partes de outros monumentos, homenageando também os vencedores Trajano, Marco Aurélio e Adriano. Essa construção que também inspirou o arco mais famoso do mundo: o do Triunfo na cidade de Paris, foi feita a pedido do Senado Romano.

4.Mercado de Trajano

É um passeio perfeito para quem tem interesse em arqueologia romana. O primeiro centro comercial coberto do mundo foi o Mercado de Trajano. Contudo, ainda conserva grande parte do seu aspecto original.

5.Panteão

É quase uma parada obrigatória para qualquer viajante, uma visita ao Panteão de Roma sob a luz do sol. É o edifício da Roma Antiga mais bem conservado. O Panteão é um templo dedicado a todos os deuses romanos. Grandes homens, como os reis Vittorio Emanuele II e Humberto I, estão enterrados lá.

6.Mausoléu de Adriano

Este monumento com mais de 2000 anos de história, foi construído em uma área periférica de Roma e assumiu sua função até 403 d.C. Após isso foi proteção militar e residência de nobres e papas.

Devido a aparição do Arcanjo São Miguel no topo do castelo, o Mausoléu passou a se chamar Castelo de Santo Ângelo. Atualmente o Castelo é um museu. Essa construção recebe centenas de turistas por suas salas e corredores.

Pontos turísticos de Roma: Vaticano

O menor país do mundo e símbolo do catolicismo é o Vaticano. Engana-se quem pensa que visitar o Vaticano é apenas turismo religioso, pois, é também uma viagem pelo contexto cultural e histórico.

Aqui você encontrará incríveis basílicas e os museus mais ricos do mundo, além da casa do Papa. Vale lembrar que a entrada no Vaticano é gratuita, mas para visitar os museus você terá que pagar. Entre os pontos turísticos do Vaticano, destacam-se:

1.Basílica de São Pedro

Igreja em que o Papa reza as missas. A Basílica de São Pedro é referência no mundo todo. É um importante símbolo do Vaticano.

2.Praça de São Pedro

A Praça de São Pedro é aquela que fica cheia de pessoas enquanto o Papa faz seu pronunciamento. É um dos cartões postais do Vaticano. Logo, se você deseja ver o Papa, esse é o local ideal.

Imagem mostra o vaticano, que é um dos menores paises do mundo e simbolo do catolicismo e um dos melhores pontos turísticos de Roma

3.Museus Vaticanos

Localizados na Basílica de São Pedro, os Museus do Vaticano são um complexo formado por seis museus pequenos e ligados entre si. São eles:

·         Museu Pio Clementino;

·         Museu Etrusco;

·         Museu Gregoriano Egípcio;

·         Museu Chiaramonti;

·         Museu Missionário;

·         Museu Gregoriano Profano e Museu Pio-Cristão.

Por causa de suas coleções com valores inigualáveis, os Museus do Vaticano são considerados os mais ricos do mundo. Para você visitar um Museu, é necessário adquirir um ingresso.

Pontos turísticos de Roma: Conclusão

Concluindo, Roma é uma cidade que tem dezenas de igrejas, praças e monumentos. Sem falar das fontes que enfeitam a cidade. Sendo assim, fica até difícil escolher um local favorito entre os pontos turísticos de Roma para você visitar.

E você gostou de nossas dicas de Roma? Compartilhe com a gente nos comentários.

Abraços!

Deixe uma resposta