Cânion Bandeirinhas, como é este circuito da Serra do Cipó?

Minas esconde muitas maravilhas naturais. Contudo, até mesmo para os mineiros, são verdadeiros mistérios. Logo, um estado tão vasto precisa ser conhecido e explorado. Claro, que com todo cuidado e respeito. A escolha da vez foi o Cânion Bandeirinhas.

Com vários ganhos para o corpo e alma, o Cânion é uma ótima opção de lazer e atividade física de baixo custo. Além, de muita aventura e contato com a natureza. Portanto, sem dúvidas é um lugar que você deve conhecer em Minas.

Localização do Cânion Bandeirinhas

O Cânion Bandeirinhas fica no Parque Nacional da Serra do Cipó. Logo, pertence ao município de Santana do Riacho, na região metropolitana de Belo Horizonte. Seu acesso é gratuito pela Portaria Areias do parque.

Partindo da rodovia MG-10 da Serra do Cipó, até a portaria são aproximadamente 3km. Logo, a estrada é de terra batida. Mas, em ótimas condições. Portanto, da portaria do parque até o cânion, são 12 km. Então, não perca nossas dicas para você aproveitar bastante este longo passeio.

Como chegar ao Cânion Bandeirinhas?

Na portaria do parque são fornecidas várias orientações. Logo, ajudam bastante os visitantes no acesso às diversas trilhas, inclusive a trilha do cânion. Além disso conta com uma boa estrutura para atender os visitantes. Incluindo banheiros e bebedouros de água, além de um espaço bem amplo para estacionamento.

A melhor forma de chegar ao Cânion bandeirinhas é em um passeio de bicicleta até o rio bandeirinhas

Uma aventura de verdade pela Serra do Cipó.

O Cânion Bandeirinhas é um local extremamente belo. Pois, sua paisagem é deslumbrante. Logo, é uma excelente oportunidade para contato com a natureza e tranquilizar a mente. Ao longo da trilha até chegar no cânion, você vai se desfrutar de uma belíssima paisagem. Incluindo a Serra da Lagoa Dourada e a travessia do Ribeirão Mascate. Outro ponto muito importante, é que você pode percorrer a trilha caminhando ou de bicicleta. Então, vamos lá.

De bike até o Cânion Bandeirinhas

Como disse ali em cima, você pode fazer o passeio de bike (alugada na entrada do parque no valor de R$ 60 por pessoa). Em suma, a trilha é quase toda plana. Portanto, bem tranquila. Exigindo um pouco mais de cuidado apenas nos bancos de areia. Na chegada ao cânion a trilha é feita a pé. Logo, você precisa ter um pouco mais de atenção nas pedras. Realmente, é um cenário de tirar o fôlego. Vá sem medo.

A caminhada até o Cânion Bandeirinhas é sensacional

Caso prefira você pode fazer o percurso caminhando também. Logo, será uma caminhada longa, mas, sensacional. Sem dúvida alguma, vale muito a pena. Pois, o clima do serrado é lindo demais. Em resumo, lhe proporcionará uma caminhada maravilhosa. É tudo plano, a trilha é leve e agradável. Então, é bem tranquilo. Mas, o mais radical mesmo é atravessar o rio a pé.

atravessando o rio bandeirinhas na serra do cipó

Bandeirinhas é belíssimo

Em síntese, a formação do cânion se dá a partir de cachoeiras e piscinas naturais. Além do afunilamento do ribeirão bandeirinhas. Contudo, se você tem preguiça de se exercitar não sabe o que está perdendo. Logo, ao chegar você encontrará um rio de águas cristalinas e paredões impressionantes. O Cânion, possui 6 km de extensão. Portanto, em toda essa extensão você encontrará muitas cascatas. Elas deixam o ambiente ainda mais encantador. Então, você precisa conhecer este lugar maravilhoso.

Um passeio completo

O Cânion bandeirinhas é um passeio completo para quem gosta de aventura. Logo, na volta você pode aproveitar para passar na Cachoeira da Farofa. Pois, é na mesma trilha. Apenas, tenha em mente que seu passeio aumentará mais 4 km. Resumindo, serão 28 km por um cenário fantástico. Logo, o preparo físico precisa estar em dia. Pois, a distância é grande. Mas, compensa muito.

Dicas importantes:

Algumas dicas importantes para curtir seu passeio sem aborrecimentos: O ideal é você começar o passeio por volta de 10 horas. Sendo assim, você pode aproveitar com mais tranquilidade. E apreciar a exuberância do percurso com muita calma. Leve uma garrafinha de água e alguns alimentos também. Esteja protegido com calçados e roupas adequadas para esses ambientes e passeio. E para concluir não esqueça o protetor solar e se possível um boné/chapéu. Pois, as trilhas são abertas e o sol é escaldante.

Vale a pena visitar o Cânion Bandeirinhas?

Em suma, sim! Pois, o local é deslumbrante. E há muito o que fazer na Serra do Cipó. Apesar da distância as trilhas são leves e agradáveis. Logo, uma caminhada bem gostosa no clima do cerrado. É um local é sensacional, para quem deseja relaxar. É um verdadeiro paraíso. Tem que ir! Veja mais informações no site do Parque Nacional da Serra do Cipó.

Deixe uma resposta